Percepção dos estudantes em relação às possibilidades de aprendizado e seu papel no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204838

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Avaliação de programas, COVID-19, Formação/educação

Resumo

O advento da pandemia da COVID-19 em 2020 impôs mudanças inesperadas nas práticas educacionais, o que implicou na transição emergencial dos cursos tradicionalmente oferecidos na modalidade de ensino presencial para o ensino remoto online. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos estudantes brasileiros de Terapia Ocupacional sobre as possibilidades de aprendizado e seu papel nos campos de prática profissional durante a pandemia. Foi realizado um estudo quantitativo transversal por meio da aplicação de um questionário online. Participaram 236 estudantes de cursos públicos e privados de graduação em Terapia Ocupacional. Os participantes concordaram com a implementação do ensino remoto durante a pandemia, mas defenderam que a formação seja desenvolvida integralmente de modo presencial após o término dessa emergência. A maioria afirmou que seu estado emocional na pandemia prejudicava o aprendizado. Os estudantes reconheceram a relevância de sua atuação nos campos de prática e em maioria sentiam-se despreparados para prestar assistência à população no formato de teleatendimento. Espera-se que esse estudo contribua com o planejamento e melhorias nos cursos enquanto for necessário manter o ensino remoto, assim como, para avaliações da formação em terapia ocupacional durante e após a pandemia.

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Biografia do Autor

  • Talita Naiara Rossi da Silva, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. 

  • Melissa Tieko Muramoto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

    Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. 

  • Patrícia Tempski, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica, Centro de Desenvolvimento de Educação Médica

    Centro de Desenvolvimento de Educação Médica e Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. 

  • Milton de Arruda Martins, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica, Centro de Desenvolvimento de Educação Médica

    Centro de Desenvolvimento de Educação Médica e Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, T. N. R. da ., Muramoto, M. T. ., Tempski, P. ., & Martins, M. de A. . (2022). Percepção dos estudantes em relação às possibilidades de aprendizado e seu papel no contexto da pandemia da COVID-19. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204838. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204838