Transformações na vida cotidiana de famílias que adotam crianças maiores: o ponto de vista de pais e mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204894

Palavras-chave:

Adoção, Atividades cotidianas, Desinstitucionalização

Resumo

No Brasil, grande parte de crianças e adolescentes que são adotados estiveram acolhidos por medida protetiva em Serviços de Acolhimento Institucional (SAI). No processo de adoção, após as fases de aproximação gradual, filhos e pais passam a conviver em caráter definitivo e iniciam o processo de construção de um novo cotidiano, no qual atividades e interações já conhecidas sofrem transformações. O objetivo do estudo foi conhecer o  processo de desinstitucionalização por adoção sob o ponto de vista de pais e mães que adotaram crianças maiores de dois anos. Apoiou-se em referenciais que constituem a compreensão da vida cotidiana no âmbito da terapia ocupacional, sob uma perspectiva que a desnaturaliza, pondo à vista sua complexidade na constelação das interações humanas. Deu-se por meio de coleta e análise de entrevistas com pais e mães adotantes. Os resultados compuseram eixos temáticos reunindo perspectivas dos pais e indicando que: a) projeções sobre a futura vida cotidiana foram relevantes na definição do perfil dos filhos a serem adotados; b) experiências cotidianas dos filhos em SAI não lhes foram devidamente apresentadas previamente à fase de convivência definitiva; c) o processo de construção da parentalidade esteve essencialmente ligado à constituição de uma vida cotidiana comum, em família. É essencial oferecer atenção à centralidade da vida cotidiana em cenários nos quais se pretende construir vínculos e ambientes sociorelacionais estáveis e oportunos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

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Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, A. C. M. e ., & Almeida, M. C. de . (2022). Transformações na vida cotidiana de famílias que adotam crianças maiores: o ponto de vista de pais e mães. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204894. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204894