Jovens com deficiências e seus modos de vida: compreensão sobre suas experiências juvenis por meio de grupo focal e participação em comunidades online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204931

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Participação social, e-Acessibilidade, Jovens, Redes sociais online, Netnografia

Resumo

Jovens com deficiência vivenciam experiências de estigma com barreiras que se expressam sob forma de privações e obstáculos singulares à participação social. A promoção de discussões e políticas que visem potencializar os espaços de juventude pode fortalecer projetos de vida e enfrentamento dessas barreiras. O ambiente virtual pode se configurar como um dos espaços em que se opera a participação social também de jovens com deficiência. Este estudo possibilitou compreender a participação social de jovens com deficiência considerando espaços virtuais de participação e os desafios em seus modos de interação e acesso. Este é um estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de um grupo focal online desenvolvido com três jovens com deficiência durante três encontros realizados em 2021. Verificou-se que participação em comunidades online possibilita autorreconhecimento e sociabilidade e nelas se revelam aspectos estruturais do capacitismo com experiências virtuais atravessadas por situações de discriminação. O ambiente virtual é permeado por contradições sociais. A possibilidade de participar na virtualidade também é transversalizada pelas questões de gênero, classe social e acessibilidade. É essencial favorecer produções a partir das próprias impressões dos jovens para ampliar o debate sobre os modos de vida das juventudes.

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Biografia do Autor

  • Vitória Silvia Santos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

    O artigo é parte da atividade de Iniciação Científica, realizada por Vitória Silvia Santos sob orientação de Fátima Corrêa Oliver entre os anos de 2020 e 2021.
     Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

  • Fátima Corrêa Oliver, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

    O artigo é parte da atividade de Iniciação Científica, realizada por Vitória Silvia Santos sob orientação de Fátima Corrêa Oliver entre os anos de 2020 e 2021.
    Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

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Publicado

2022-12-29

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Seção

Artigo Original

Como Citar

Santos, V. S., & Oliver, F. C. (2022). Jovens com deficiências e seus modos de vida: compreensão sobre suas experiências juvenis por meio de grupo focal e participação em comunidades online. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 32(1-3), e204931. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe204931