Caracterização da formação de terapeutas ocupacionais do Distrito Federal em relação ao campo da Educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1-3e213556Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Formação profissional, Contexto escolar, EducaçãoResumo
Introdução: Estudos apontam para a importância da atuação do terapeuta ocupacional na educação; no entanto, existe uma lacuna de conhecimento sobre a formação acadêmica e complementar em relação a esse campo. Objetivo: Conhecer a realidade sobre a formação acadêmica e complementar de terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, Brasil, que já realizaram intervenções relacionadas ao campo da Educação, no intuito de apresentar sugestões para aprimoramento dessa formação. Método: Estudo transversal, descritivo e exploratório de abordagem quantiqualitativa, que contou com a participação de 40 terapeutas ocupacionais do Distrito Federal, que responderam a um questionário online. Resultados e discussão: Na graduação, metade das participantes realizaram disciplina optativa específica do campo (n=20; 29%), e/ou optativa não específica (n=19; 27%). Esse cenário suscitou reflexões sobre a abordagem de conteúdos direcionados a uma atuação ampla e diversa. Verificou-se que as participantes investiram mais em atividades complementares sobre o campo após a conclusão da graduação (n=28; 70%) do que durante a graduação (n=23; 57%). Discutem-se, assim, a oferta dessas atividades na formação inicial, a presença de docentes do campo e o interesse dos estudantes. Foram apontadas como sugestões de melhorias para a formação graduada o investimento em conteúdos que se relacionem com possibilidades de ações da profissão no campo da Educação, especialmente sobre adaptações razoáveis, adequação/adaptação de ambientes, materiais e currículos, além de práticas e estágios. Conclusão: Compreender a realidade sobre a formação para atuação na educação, a partir do entendimento acerca da trajetória acadêmica de terapeutas ocupacionais, pode contribuir para reflexões sobre o campo.
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