O brincar na zona rural: uma comparação entre o ontem e o hoje
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2023.216862Palavras-chave:
Brincadeiras, Desenvolvimento Infantil, Jogos e Brinquedos, Relações Familiares, Terapia Ocupacional, Zona RuralResumo
O brincar é considerado como uma das principais ocupações da criança. Partindo da compreensão de influências no brincar, esse trabalho propõe descrever o brincar da infância de moradoras da zona rural, na perspectiva intergeracional. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com oito mães e oito filhas residentes em Limoeiro-PE. Na coleta de dados foram empregados a técnica da entrevista, o procedimento Desenho-Estória e o diário de campo. Para análise, foi adotada a metodologia da Análise do Conteúdo de Bardin partindo do referencial de Romeu Gomes. Nos resultados foram identificados como semelhanças do brincar entre ambas as gerações: espaços onde as brincadeiras geralmente acontecem, familiares como principais parceiros no brincar e as características de jogos, brinquedos e brincadeiras. A inserção das novas tecnologias no cotidiano das crianças, a facilidade na aquisição de brinquedos industrializados e a qualidade dos brinquedos são tidos como as diferenças mais evidentes. Diante do objetivo deste estudo, o número de participantes e características singulares da amostragem, os dados apresentados podem divergir de estudos semelhantes em relação às características de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados nos espaços rurais. Podendo vir a se tornar um guia para novos estudos e inquietações que envolvam o tema.
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