O brincar e a cultura popular: reflexões para a Terapia Ocupacional

Autores

  • Marina Fenício Soares Batista Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional https://orcid.org/0000-0002-2161-0946
  • Elisabeth Maria Freire de Araújo Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional https://orcid.org/0000-0003-0590-620X

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1e216864

Palavras-chave:

Brincar, Brincadeira tradicional, Cultura popular, Terapia ocupacional

Resumo

Considerando o brincar como atividade humana, este artigo traz uma reflexão sobre as relações entre o brincar, as
brincadeiras tradicionais, a cultura popular e a terapia ocupacional, na busca por ampliar perspectivas no fazer terapêutico e na participação social de crianças e jovens. Parte-se do pressuposto de que o brincar é um fazer criativo, e que a perspectiva popular traz como proposta fundante a relação desse fazer com a ancestralidade cultural de povos historicamente oprimidos e subalternizados, que buscam em sua expressão combater a cultura do silêncio impostas pelas classes dominantes. A abordagem da Terapia Ocupacional para o brincar e as brincadeiras proposta aqui considera aspectos sociais, ambientais e valores do universo lúdico no desenvolvimento da prática, buscando contribuir para processos terapêuticos que explorem com as crianças seu relacionamento com o mundo e as conexões em esferas subjetivas que estão se movendo, fluindo, se articulando a valores que confrontam os processos hegemônicos de consumo, homogeneização e subalternização.

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Biografia do Autor

  • Marina Fenício Soares Batista, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Elisabeth Maria Freire de Araújo Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Curso de Terapia Ocupacional

    Professora do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, Doutora em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil. Pós doutora, University of the Arts London – UAL, Londres, Reino Unido. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

Batista, M. F. S., & Lima, E. M. F. de A. . (2023). O brincar e a cultura popular: reflexões para a Terapia Ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 33(1-3), e216864. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v33i1e216864