Música, participação e envolvimento de crianças com Trissomia 21 em atividades diárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2024.218931

Palavras-chave:

Símdrome de Down, Terapia Ocupacional, Música, Reabilitação

Resumo

Crianças com Trissomia 21 geralmente apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor e deficiência intelectual que podem comprometer a aquisição de habilidades motoras e de comunicação. O estudo parte da hipótese que a música pode ser um recurso auxiliar favorável nas sessões de Terapia Ocupacional, pela influência no corpo humano, podendo ser útil para promover a participação da criança. O objetivo da pesquisa foi observar o efeito da música na manutenção da atenção, participação e envolvimento da criança em diferentes tarefas nas sessões de Terapia Ocupacional, definidas a partir de demandas identificadas pela Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM). Trata-se de um estudo de caso único com criança de 4 anos, com diagnóstico de Trissomia 21. Ao final das 12 sessões observou-se melhora do desempenho da criança nas demandas trazidas pela mãe, assim como melhora de sua satisfação nas atividades realizadas. A análise comparativa mostra o aumento de 5,6 pontos no desempenho da criança e um aumento de 6,3 pontos na satisfação da mãe na reavaliação. A música neste estudo proporcionou resultado positivo nas atividades propostas, favoreceu a criança manter a atenção por mais tempo, aumentou a participação e independência para escovar os dentes, vestir-se e beber água no copo.

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Biografia do Autor

  • Sarah Gregório Falcão de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

  • Cláudia Regina Cabral Galvao, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 

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Publicado

2024-05-07

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, S. G. F. de ., & Galvao, C. R. C. (2024). Música, participação e envolvimento de crianças com Trissomia 21 em atividades diárias. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 34(1-3), e218931. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2024.218931