A utilização do brincar nas práticas de terapeutas ocupacionais da Baixada Santista

Autores

  • Carla Cilene Baptista da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Vicente de Pontes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p226-232

Palavras-chave:

Brincar, Desenvolvimento Infantil, Terapia Ocupacional

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na região metropolitana da Baixada Santista, quanto à utilização do brincar. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado com 36 terapeutas ocupacionais que atuam na área da infância. Os principais referenciais teóricos utilizados pelos profissionais são a Terapia de Integração Sensorial e o Método Neuroevolutivo Bobath. Os profi ssionais caracterizam a utilização do brincar como um recurso facilitador do processo terapêutico ocupacional, utilizando-o durante todos os momentos do atendimento. Portanto, o brincar é visto como recurso terapêutico utilizado para a promoção do desenvolvimento infantil como um dos principais objetivos da clínica em Terapia Ocupacional. O estudo procurou contribuir na caracterização da prática profi ssional quanto à utilização do brincar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Cilene Baptista da Silva, Universidade Federal de São Paulo

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP.

    Professora Adjunto III

    Curso de Terapia Ocupacional

    Departamento Saúde, Educação e Sociedade

    Universidade Federal de São Paulo

  • Fernando Vicente de Pontes, Universidade de São Paulo

    Especialista em Terapia da Mão e do Membro Superior pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, Terapeuta Ocupacional do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IOT.HCFMUSP, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, C. C. B. da, & Pontes, F. V. de. (2014). A utilização do brincar nas práticas de terapeutas ocupacionais da Baixada Santista. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(3), 226-232. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p226-232