Desempenho ocupacional de adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI)

  • Diane Coelho Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Andrea Ruzzi-Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
  • Paulo Estevão Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
  • Érika Renata Trevisan Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
Palavras-chave: Adolescência, Terapia Ocupacional, Saúde Mental

Resumo

A adolescência compreende a faixa etária que vai dos 12 aos 18 anos de idade e é caracterizada por marcantes transformações fi siológicas, anatômicas, psicológicas e sociais. Os adolescentes que sofrem de transtornos mentais apresentam alguns prejuízos que podem afetar vários aspectos da vida e resultar em difi culdade ou impossibilidade no desempenho ocupacional.
Este estudo objetivou analisar o desempenho ocupacional dos adolescentes que frequentam um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) e caracteriza-se como estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional junto a 14 adolescentes em tratamento no CAPSi de Uberaba - MG. Os resultados revelaram os principais problemas do desempenho
ocupacional apontados pelos adolescentes relacionados às categorias temáticas: autocuidado, produtividade e lazer. Os fatores pessoais e ambientais de cada sujeito infl uencia mais o
seu desempenho ocupacional do que da doença diagnosticada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diane Coelho Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Graduanda do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM, Estudante pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NEPSMAD/UFTM.
Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2007) e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Doutoranda do Programa em Saúde na Comunidade da FMRP-USP. Professora Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atuando no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; e dependência química e sexualidade. Pesquisadora líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.
Paulo Estevão Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
Mestre em Terapia Ocupacional pelo PPGTO-UFSCar, linha de pesquisa Redes Sociais e Vulnerabilidade; graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Especialização em Saúde Pública com ênfase em saúde Mental pela UNICAMP (2007) e especialização em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal, ALUBRAT. Atuou como professor substituto no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFTM e como terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Integral à Saúde Santa Rita, responsável pelo atendimento na área no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-ad. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, inserido no serviço público desde 1998; atua principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, terapia ocupacional social, reabilitação psicossocial e Saúde mental. Pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.
Érika Renata Trevisan, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
Possui graduação em terapia ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e mestrado em enfermagem psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dependência química, reabilitação psicossocial, desinstitucionalização, redução de danos. Pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.
Publicado
2014-09-09
Como Citar
Pereira, D., Ruzzi-Pereira, A., Pereira, P., & Trevisan, Érika. (2014). Desempenho ocupacional de adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(1), 11-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p11-17
Seção
Artigo Original