Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo

Autores

  • Natalia Barbosa Coronado Garcia UNIGUAÇU, Curso de Terapia Ocupacional.
  • Livia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jair Lício Ferreira Santos Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p166-175

Palavras-chave:

Prematro, Escrita manual, Destreza motora, Desempenho psicomotor, Transtornos das habilidades motoras, Terapia ocupacional, Avaliação, Criança.

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em investigar a relação entre coordenação fina e qualidade da escrita em escolares nascidos pré-termo e a termo. Quanto ao método, utilizou-se de descrição e comparação entre: grupo pré-termo – 28 escolares, com idade gestacional entre 32 e 36 semanas, peso ao nascer ≤ 2.500g, e o grupo a termo – 28 escolares nascidos com idade gestacional ≥ 37 semanas, peso ao nascer ≥ 2.500g, emparelhados por gênero, idade, sala escolar e condição socioeconômica. Os pais dos escolares de ambos os grupos responderam a questionários de desempenho motor e classificação econômica. O desempenho motor e a escrita foram examinados com a Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e os professores responderam a questionários para identificar déficits motores (DCDQ–Brasil), de atenção e aprendizagem (EDTAH). Sobre os resultados, constatou-se diferença significativa em alguns itens dos testes de escrita e coordenação fina, e pré-termos tenderam a desempenho inferior na escrita, coordenação fina e global e maior probabilidade de déficit de atenção e hiperatividade. Foi encontrada correlação entre o desempenho na escrita e alguns itens motores. Os resultados apontaram mais probabilidade a dificuldades motoras e na escrita entre escolares pré-termo, com implicações para assistência e educação dessas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Barbosa Coronado Garcia, UNIGUAÇU, Curso de Terapia Ocupacional.

Artigo originário de dissertação para título de Mestre em Terapia Ocupacional, pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Docente do Curso de Terapia Ocupacional da UNIGUAÇU, Terapeuta Ocupacional em Cascavel, PR.

Livia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Jair Lício Ferreira Santos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Medicina Social.

Professor Colaborador Sênior, Departamento de Medicina Social- Faculdade de Medicina de Ribeirão

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Garcia, N. B. C., Magalhães, L. de C., & Santos, J. L. F. (2015). Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 166-175. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p166-175

Edição

Seção

Artigo Original