Terapia ocupacional e consultoria colaborativa: uma revisão narrativa da literatura.

Autores

  • Andréa Rizzo dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
  • Sarah De La Libra Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p94-99

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Inclusão educacional, Consultores..

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma análise reflexiva da literatura científica nacional sobre a atuação da Terapia Ocupacional na educação inclusiva por meio da Consultoria Colaborativa, identificando as dificuldades encontradas na prática, bem como as estratégias utilizadas e os benefícios resultantes. Foi realizado um levantamento de artigos publicados em quatro periódicos online na área de Terapia Ocupacional e Educação Especial, com os seguintes descritores: “Terapia Ocupacional”, “Consultoria Colaborativa”, “Consultoria Escolar” e “Inclusão Escolar”; quatro artigos foram selecionados e analisados. Como resultado temos: a deficiência na capacitação de recursos humanos e na provisão de recursos materiais como a principal barreira da educação inclusiva; as estratégias utilizadas variam, mas encontros presenciais entre terapeuta ocupacional e equipe escolar são relatados em todos os artigos; a possibilidade de resolução de problemas e o oferecimento de suporte técnico estão entre os benefícios citados. Como conclusão, os estudos apresentam a consultoria colaborativa como um modelo de prestação de serviço promissor, entretanto há a necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre o assunto. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréa Rizzo dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
    Terapeuta Ocupacional – Doutora em Educação - Docente do Curso de Terapia Ocupacional – Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP.
  • Sarah De La Libra, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

    Concluinte do curso de Terapia Ocupacional – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”– Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Campus de Marília/SP. 

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Terapia ocupacional e consultoria colaborativa: uma revisão narrativa da literatura. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 94-99. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p94-99