A utilização de técnicas de grupo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p349-354Palavras-chave:
Terapia ocupacional/educação, Educação superior, Estágios.Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre a utilização de grupos em sala de aula e suas contribuições em processo de ensino-aprendizagem na prática profissional, no curso de graduação em Terapia Ocupacional. Emerge da participação e vivência de um terapeuta ocupacional, em estágio supervisionado em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE junto à disciplina RCG3006 ‘Dinâmica e Abordagens Grupais’. O estágio foi realizado no primeiro semestre de 2014 e teve duração de cinco meses, com carga horária total de 120 horas. Durante todo o percurso do estágio, as atividades propostas foram acordadas entre docente/discente/pós-graduando, utilizando como recursos didático-pedagógicos aulas expositivas, leituras em sala de aula, vivências grupais, dinâmicas e jogos teatrais, atividades manuais e expressivas, músicas e simulações grupais. A reflexão pretendida neste estudo permitiu considerar a importância da implementação de estratégias e recursos utilizados no ensino superior, especificamente no ensino da Terapia Ocupacional. As técnicas grupais podem facilitar o aprendizado de temáticas relacionadas às próprias práticas grupais, utilizadas em contextos de atuação do terapeuta ocupacional, e em outras disciplinas e conteúdos abordados em sala de aula, no intuito de oferecer um instrumento de ensino-aprendizagem que permita a vivência dos estudantes frente às relações e interações humanas.