A utilização de técnicas de grupo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional

Autores

  • Cleber Tiago Cirineu Universidade de São Paulo
  • Regina Célia Fiorati Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Francine Baltazar Assad Centro de Atenção Psicossocial II de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p349-354

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/educação, Educação superior, Estágios.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a utilização de grupos em sala de aula e suas contribuições em processo de ensino-aprendizagem na prática profissional, no curso de graduação em Terapia Ocupacional. Emerge da participação e vivência de um terapeuta ocupacional, em estágio supervisionado em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE junto à disciplina RCG3006 ‘Dinâmica e Abordagens Grupais’. O estágio foi realizado no primeiro semestre de 2014 e teve duração de cinco meses, com carga horária total de 120 horas. Durante todo o percurso do estágio, as atividades propostas foram acordadas entre docente/discente/pós-graduando, utilizando como recursos didático-pedagógicos aulas expositivas, leituras em sala de aula, vivências grupais, dinâmicas e jogos teatrais, atividades manuais e expressivas, músicas e simulações grupais. A reflexão pretendida neste estudo permitiu considerar a importância da implementação de estratégias e recursos utilizados no ensino superior, especificamente no ensino da Terapia Ocupacional. As técnicas grupais podem facilitar o aprendizado de temáticas relacionadas às próprias práticas grupais, utilizadas em contextos de atuação do terapeuta ocupacional, e em outras disciplinas e conteúdos abordados em sala de aula, no intuito de oferecer um instrumento de ensino-aprendizagem que permita a vivência dos estudantes frente às relações e interações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Tiago Cirineu, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional, Doutorando em Ciências - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Regina Célia Fiorati, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Terapia Ocupacional

Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Francine Baltazar Assad, Centro de Atenção Psicossocial II de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutora em Ciências pela EERP-USP.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Cirineu, C. T., Fiorati, R. C., & Assad, F. B. (2016). A utilização de técnicas de grupo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 349-354. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p349-354

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências