Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout

Autores/as

  • Patrícia Santos de Andrade Hospital Rio Mar
  • Telma Abdalla de Oliveira Cardoso Hospital Rio Mar

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100013

Palabras clave:

Burnout, Estresse ocupacional, Professores, Saúde ocupacional

Resumen

Os transtornos mentais, atualmente, são os principais responsáveis pelo afastamento do trabalho por longos períodos de tempo. São eles que conferem riscos para a manutenção da saúde mental, através do comportamento e da emoção. Burnout é o resultado ao estresse crônico, incrementado na interação com outras pessoas. Esta pesquisa objetiva apresentar algumas reflexões acerca dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout entre os docentes, a fim de compreendê-los dentro de um processo de desgaste físico-emocional em decorrência do trabalho. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME), de artigos sobre a temática em questão. Os resultados deste estudo demonstram a carência de pesquisas nessa área. É necessário aprofundar o conhecimento sobre a manifestação do estresse ocupacional entre os docentes, a fim de se compreender e elucidar alguns problemas enfrentados por essa atividade, como a insatisfação profissional, o baixo rendimento no trabalho, o absenteísmo e algumas doenças ocupacionais, dentre elas o Burnout.

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Publicado

2012-03-01

Número

Sección

Articles

Cómo citar

Andrade, P. S. de, & Cardoso, T. A. de O. (2012). Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout . Saúde E Sociedade, 21(1), 129-140. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100013