A enfermagem em saúde mental no Brasil: a necessidade de produção de novos conhecimentos

Authors

  • Sônia Barros USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Emiko Yoshikawa Egry USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12901994000100007

Keywords:

Saúde Mental, Enfermagem em Saúde Mental, Assistência Psiquiátrica, Modelo Assistencial

Abstract

A assistência psiquiátrica no Brasil após um século da sua institucionalização, em 1852, pouco se modificou, mantendo-se essencialmente restrita ao interior dos asilos e com uma função exclusivamente segregadora. Como resultado das exigências do dinamismo social, dos movimentos de transformação da assistência psiquiátrica na Europa e nos Estados Unidos e da mobilização dos profissionais da área de saúde mental, o Estado tem redefinido suas diretrizes políticas nas últimas décadas. Dessa forma, preconiza que a assistência seja feita de modo predominante extra-hospitalar, regionalizada e que o evento psiquiátrico seja atendido na própria comunidade. Os avanços do saber e da prática, em saúde mental, não foram acompanhados par e passo pela enfermagem que, desde o seu início até hoje, permaneceu essencialmente hospitalocêntrica, em que pesem as pressões e experiências no sentido de transformar sua prática e ensino, ao longo da história. As transformações necessárias só avançarão se os conhecimentos produzidos nesta área tomarem novos rumos uma vez que houve mudanças paradigmáticas na compreensão da saúde mental. Este estudo busca rastrear as grandes lacunas de conhecimento, que deverão ser preenchidas, para o realinhamento dinâmico da assistência de enfermagem em saúde mental. Algumas questões centrais que orientam a produção deste saber na realidade brasileira são discutidas.

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Published

1994-07-01

Issue

Section

Original research articles

How to Cite

Barros, S., & Egry, E. Y. (1994). A enfermagem em saúde mental no Brasil: a necessidade de produção de novos conhecimentos . Saúde E Sociedade, 3(1), 79-94. https://doi.org/10.1590/S0104-12901994000100007