A escola francesa de som direto: Jean-Pierre Ruh e Éric Rohmer

Autores

  • Sérgio Puccini Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174752

Palavras-chave:

Som, Som direto, Jean-Pierre Ruh, Éric Rohmer

Resumo

O artigo trata de um dos mais destacados representantes da escola francesa de som direto, o técnico Jean-Pierre Ruh, a partir de seu trabalho com o cineasta Éric Rohmer nos filmes Ma nuit chez Maud (Minha noite com ela, 1969), Le genou de Claire (O joelho de Claire, 1970) e L'amour l'après-midi (Um amor à tarde, 1972). Tendo como principal base os depoimentos do próprio Jean-Pierre Ruh, pretendemos focar em questões caras à escola do som direto, principalmente no que tange aos sons fora de campo, às imperfeições de som, e aos sons ordinários, entendidas dentro de uma concepção que valoriza uma verdade e uma singularidade do som no filme. Observou-se que cada filme possui uma particularidade própria, assim como um som único, e todos exploram as vozes sempre projetadas no espaço, fechado ou aberto, o que acrescenta uma informação de perspectiva e profundidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Puccini, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor adjunto do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da UFJF e do International Master in Cinema Studies – IMACS/PPGACL. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, é mestre e doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ALVIM, L. B. A. M. “Performances musicais em filmes de Rohmer, Truffaut e Godard dos anos 60”. In: OPOLSKI, D.; BELTRÃO, F. B.; CARREIRO, R. (org.). Estilo e som no audiovisual. São Paulo: Socine, 2018. p. 160-181.

BAECQUE, A.; HERPE, N. Éric Rohmer: a biography. New York: Columbia University Press, 2016.

BARNIER, M. “Les premiers ingénieurs du son français”. 1895: Mille huit cent quatre-vingt-quinze, Paris, n. 65, p. 200-217, 2011.

BRESCHAND, J.; MORRISSEY, P. “Pour saluer Jean-Pierre Ruh, extrait d’un entretien avec un grand homme du son”. Cahiers du Cinéma, Paris, n. 615, p. 62-63, 2006.

BRISSON, D. “Un homme mûr du son: Jean-Pierre Ruh (entretien)”. Ciné Critiques Films, Paris, n. 27, p. 26-27, 1984.

CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

GARCIA, A. R. Contos morais e o cinema de Éric Rohmer. Curitiba: Arte e Letra, 2019.

HANDYSIDE, F. (ed.). Eric Rohmer: interviews. Jackson: University Press of Mississippi, 2013.

HERPE, N. (org.). Rohmer et les autres. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2007. Disponível em: <http://books.openedition.org/pur/633>. ISBN: 9782753526891. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pur.633.

LABELLE, B. Lexicon of the mouth: poetics and politics of voice and the oral imaginary. London: Bloomsbury, 2014.

MARIE, M. “Quebec – França, voltas, reviravoltas, vaivéns nas duas direções”. Rebeca, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 86-109, 2013.

PIMENTEL, V.; VASCONCELOS, A. “Encontro com Antoine Bonfanti”. In: PIMENTEL, V.; VASCONCELOS, A. Antoine Bonfanti: homenagem a um técnico de som. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1985. p. 11-35.

PUCCINI, S. “A escola francesa de som direto: Antoine Bonfanti e Paul Vecchiali, o caso Femmes, femmes (1974)”. Aniki, Lisboa, v. 7, n. 1, p. 23-40, 2020.

PUCCINI, S. “Antoine Bonfanti e a escuta do mundo em documentários não controlados”. Doc On-line, Lisboa, n. 22, p. 95-105, 2017.

SAADA, N.; OSTRIA, V. “A l’ecoute du jeu, entretien Jean-Pierre Ruh”. Cahiers du Cinéma, Paris, n. 407-408, p. 83, 1988.

SEGURA, J.; MOURIÈS, C. “La grande aventure du cinema c’est le son”. Les Nouveaux Dossiers de L’audiovisual INA, Paris, n. 3, p. 41-42, 2005.

SOUZA, J. B. G. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

STERNE, J. The audible past: cultural origins of sound reprodution. Durham: Duke University Press, 2003.

TAKAMI, M. C. Comentários sobre o som na obra de Éric Rohmer. In: Encontro Socine, 16., 2012, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Socine, 2013. p. 354-361.

Referências filmográficas

SIX contes moraux I: La boulangère de Monceau (A Padeira do bairro). Éric Rohmer, França, 1962.

SIX contes moraux II: La carrière de Suzanne (A Carreira de Suzanne). Éric Rohmer, França, 1963.

SIX contes moraux , III: Ma nuit chez Maud (Minha noite com ela). Éric Rohmer, França, 1969.

SIX contes moraux, IV: La collectionneuse (A colecionadora). Éric Rohmer, França, 1967.

SIX contes moraux, V: Le genou de Claire (O joelho de Claire). Éric Rohmer, França, 1970.

SIX contes moraux, VI: L’amour l’après-midi (Um amor à tarde). Éric Rohmer, França, 1972.

Referências audiovisuais

ENTRETIEN avec Jean-Pierre Ruh. Paris: CNRS Images, 2012. 4 mini DV (4h): 4/3, cor (PAL).

SON et cinema: le son direct. Paris: France Culture, Radio France, 1988.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

A escola francesa de som direto: Jean-Pierre Ruh e Éric Rohmer. (2022). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 259-279. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174752