Imagem-afeção no filme “O Regresso”

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178364

Palavras-chave:

Deleuze, Peirce, Imagem cinematográfica, Imagem-movimento, Imagem-afeção

Resumo

A geração de significados de imagens cinematográficas é o contexto deste artigo, que tem como objetivos contribuir para a compreensão do conceito de imagem-afeção – uma modalidade de imagemmovimento – e sugerir estratégias de análise fílmica. Para tanto, apresentamos reflexões sobre imagem-movimento e imagem-afeção, na perspectiva de Deleuze, na confluência com as categorias fenomenológicas propostas por Peirce, tratamos de análise fílmica e, por fim, realizamos análises de planos-sequência do filme The revenant (O regresso, 2015), de Alejandro G. Iñárritu. Este artigo é relevante por contribuir para redimensionar a análise fílmica tendo como base parte da taxonomia para as imagens cinematográficas proposta por Deleuze.

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Biografia do Autor

  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem pósdoutorado pela ECA-USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

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Publicado

2021-07-18

Como Citar

Imagem-afeção no filme “O Regresso”. (2021). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(56), 248-267. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178364