A subjetividade e a etnografia doméstica em Last Words
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.144554Palabras clave:
documentário, subjetividade, modo reflexivo, morte, etnografia.Resumen
Este artigo propõe uma análise do documentário Last words (1998), do cineasta holandês Johan van der Keuken. Autor de mais de cinquenta documentários, Van der Keuken se destaca por sua constante experimentação cinematográfica, tanto em aspectos formais quanto temáticos. Last words, um dos últimos filmes do documentarista, exemplifica sua inserção no documentário reflexivo ao registrar os últimos momentos de sua irmã, Joke, que padece de um câncer. Este artigo centra-se, então, na representação da subjetividade e da morte no documentário, que realiza uma etnografia doméstica em que o documentarista relembra e reflete, por meio da irmã, sua própria trajetória e vivência familiar.
Descargas
Referencias
BRANIGAN, E. Point of view in the cinema: a theory of narration and subjectivity in classical film. Berlin: Mouton Publishers, 1984.
BELLOUR, R. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
GAUDREAULT, A. Du littéraire au filmique: systeme du récit. Paris Meridiens Klincksieck, 1989.
MACDOUGALL, D. “The subjective voice in ethnographic film”. In: DEVEREAUX, L.; HILLMAN, R. (Eds.). Fields of vision: essays in film studies, visual anthropology and photography. Berkeley: University of California Press, 1995, p. 217-255.
ODIN, R. (Org). Les films de famille. Paris: Librairie des Méridiens, 1995.
RAMOS, F. P. Mas afinal o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac, 2008.
RENOV, M. “Domestic ethnography and the construction of the ‘other’ self”. In: GAINES, J. M.; RENOV, M. (Eds.). Collecting visible evidence. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999, p. 140-155.
______. The subject of documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
SOBCHACK. V. “Inscrevendo o espaço ético: dez proposições sobre a morte, representação e documentário”. In: RAMOS, F. P. Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac, 2005, p. 127-158.
WATT, I. A ascensão do romance. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
WALTON, K. L. “Sobre imagens e fotografias: respostas a algumas objeções”. In: RAMOS, F. P. Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac, 2005, p. 105-125.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Beatriz D’Angelo Braz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.