Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados

Autores/as

  • Denize Correa Araujo Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599

Palabras clave:

"Estética da hipervenção", Auto-reflexividade, Texto híbrido.

Resumen

O objetivo deste ensaio é investigar como a ambigüidade do texto-colagem Las Meninas, de Valência Xavier e Rones Dumke, funciona em seu "escrever com textos"(Landow). Minha hipótese é de que o uso deliberado da ambigüidade ou problematiza ou "brinca" com os elementos hierárquicos. Ou ambos. O trabalho de Xavier-Dumke é um texto híbrido, composto de três contos que interagem com Las Meninas de Velásquez e criam interfaces verbais e não-verbais, sem procurar escrever sobre o original, mas sim escrevendo junto com esse. Se o original de Velázquez já questiona a natureza da representação, o texto aqui analisado também o faz, duplamente, desconstruindo os valores tradicionais da Corte. A leitura que proponho evidencia a "estética da hipervenção", gerando uma auto-reflexividade, aqui abordada com base nos conceitos e teorias pós-colonialistas e pós-modernistas de Ihab Hassan, Fredric Jameson, Lucia Santaella e George Landow.

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Publicado

2004-12-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Referentes clonados ou corpos ambiguamente habitados. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(22), 149-164. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65599