Asas da história, anjos do desejo

Autores/as

  • Atílio Avancini USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147

Palabras clave:

inema, fotografia, audiovisual, cotidiano urbano, história cultural.

Resumen

Análise de leitura que o filme Asas do desejo (1987), de Wim Wenders, faz da cidade de Berlim, ressaltando a sintonia do projeto audiovisual com os escritores Walter Benjamin e Rainer Maria Rilke. Observa-se a cidade alemã dividida e fragmentada pelos traumas de guerra, mas diante da iminente queda do muro de Berlim. Na narrativa cinematográfica, a figura benjaminiana do “anjo da história” sustenta a ideia do conhecimento articulado pela luz da verdade e do amor e pela insustentabilidade da concepção histórica baseada na supremacia dos vencedores

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Biografía del autor/a

  • Atílio Avancini, USP
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-12-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Asas da história, anjos do desejo. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(38), 227-246. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71147