Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana

Autori

  • Vicente Sánchez Biosca Universidad de Valencia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68106

Parole chiave:

Cinema, Srtrand, Fotografia e Native Land.

Abstract

As contribuições de Strand para o cinema estão estreitamente relacionadas com seus trabalhos fotográficos da época e mesmo com um olhar que, apesar de suas múltiplas diferenças, possui muitos pontos em comum. Se em Manhatta (1920), Strand (em colaboração com Sheeler) oferece uma síntese da natureza e da modernidade, em Redes (1934) o que predomina, em contrapartida, é a experiência da arte muralista mexicana e a influência de Eisenstein (em suas andanças por México) são os fatores que determinam seus esforços na construção de uma épica dos operários. Mas sem dúvida, o projeto mais ambicioso de Strand (ao mando da produtora Frontier Films) foi Native Land, o filme que atendeu às demandas do American Popular Front e as moldou nas palavras dos fundadores da pátria americana.

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Pubblicato

2010-06-23

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Paul Strand y las paradojas de la modernidad americana. (2010). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 37(33), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68106