O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não foi integralmente publicada em anais de congressos. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • As submissões de artigos devem ser realizadas por doutores, em autoria única ou em coautoria. A revista aceita a coautoria de doutorandos e mestres, contanto que o primeiro autor seja um/a doutor/a. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que também podem ser assinadas por doutorandos, mestres e mestrandos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto usa fonte Times New Roman, corpo 12, com entrelinhas de 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).
  • Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista Signos do Consumo caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
  • A norma adotada por Signos do Consumo para a elaboração das referências é a ABNT NBR 6023 (confira em: www.abnt.org.br)
  • As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. A revista Signos do Consumo aceita trabalhos originais e inéditos, em fluxo contínuo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Conselho Editorial. Artigos não originais, isto é, já publicados em outras revistas, não serão aceitos. 

2. As submissões de artigos devem ser realizadas por doutores, em autoria única ou em coautoria. A revista aceita a coautoria de doutorandos e mestres, contanto que o primeiro autor seja um/a doutor/a. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que também podem ser assinadas por doutorandos, mestres e mestrandos.

3. Não são aplicadas taxas referentes ao envio e publicação de trabalhos na revista.

4. CRITÉRIOS PARA A PUBLICAÇÃO

a) Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Conselho Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo. 

b) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.

c) A submissão de originais implica a aceitação de que, em caso de publicação, o autor ceda seus direitos autorais à revista (em todos os suportes).

d) Os textos submetidos devem observar as normas de citações e referências da ABNT NBR 6023.

5. ARTIGOS

Textos com dimensão variável entre dez e quinze páginas (21 a 30 mil caracteres), contendo análise, reflexão e conclusão sobre temas acadêmicos. Títulos e subtítulos curtos. Notas de rodapé, apenas as indispensáveis, observando a extensão máxima de três linhas. Não serão aceitos anexos e glossários. Caso haja imagens, inserir no corpo do texto e também enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em alta resolução (300 dpi – em .jpg ou .tif) e largura mínima de 10 cm (altura proporcional). A reprodução de ilustrações é de inteira responsabilidade do autor.

6. RESENHAS

Textos com dimensão variável entre três e cinco páginas (4.200 a 7.000 caracteres), contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações, etc. publicadas recentemente. Devem ter título próprio.

7. No arquivo digital deverão constar os itens abaixo, respeitando-se a seguinte ordem:

- Título em caixa alta, em negrito, corpo 12, em português, espanhol e inglês.

- Subtítulos das seções do artigo devem ser numerados e grafados em caixa alta sem negrito, corpo 12.

- Subítens das seções do artigo devem ser numerados e grafados apenas com a inicial maiúscula e em itálico, corpo 12.

- Numeração das páginas deve ser localizada no canto superior direito de todas as páginas, desde a primeira.

- Resumo em português, espanhol e em inglês, com o máximo de sete linhas. Palavras-chave em português, espanhol e inglês (no mínimo três e no máximo cinco palavras). As versões em inglês e espanhol deverão ser equivalentes ao texto em português.

- As palavras “resumo”, “abstract”, “resumen”, “palavras-chave”, “keywords” e “palabras-clave” devem ser escritas em negrito, corpo 12.

- As palavras-chave em todos os idiomas devem estar desde a primeira em caixa baixa, sem negrito e separadas somente por vírgula.

- Certifique-se que não há identificação de autoria do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista no processo de avaliação por pares. Em caso de dúvidas, acesse as instruções em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.