Tatit, Meschonnic e a tradução de Caipira (Marques; Macaraí 1992): diálogos e desafios iniciais

Autores

  • Julio César Ribeiro dos Santos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p116-141

Palavras-chave:

Canção sertaneja, Caipira de Marques e Macaraí, Estudos linguísticos, Estudos da tradução, Semiótica da canção

Resumo

À luz do diálogo inicial entre a Semiótica da Canção (Tatit 2003; 2012) e Estudos da Tradução (Jakobson 2010; Meschonnic 2006; 2008), proponho a descrição e análise de alguns elementos textuais de canção Caipira (Marques 1992) presente no álbum Planeta Azul (Chitãozinho & Xororó 1992) e sua tradução, integrante do álbum Grandes Clássicos da Música Sertaneja, vol. I (Chitãozinho & Xororó 2007). Busco enfatizar a interdependência entre categorias analíticas histórica e epistemologicamente tratadas pelos linguistas na ordem de sua discrição, e atento para que, conquanto aspectos estruturais elementares como letra, melodia e harmonia sejam preservados, o Ritmo, na condição de organização subjetiva e corpórea do discurso e apreendido na ordem do contínuo entre os níveis (Meschonnic 2006), permita a produção e reconhecimento de subjetivações e historicidades distintas.

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Biografia do Autor

  • Julio César Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorando em Linguística (PPGL-UFSCar), sendo a canção sertaneja seu objeto de pesquisa. É membro do grupo de pesquisa LEETRA-CNPq, agência de fomento: CAPES.

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Publicado

2021-02-23

Edição

Seção

Número Especial III JOTA

Como Citar

Santos, J. C. R. dos. (2021). Tatit, Meschonnic e a tradução de Caipira (Marques; Macaraí 1992): diálogos e desafios iniciais. Tradterm, 38, 116-141. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p116-141