A complexidade de enunciados de tarefas de produção escrita no Celpe-Bras e no Enem

Autores

  • Ellen Yurika Nagasawa Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Margarete Schlatter Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v37p330-363

Palavras-chave:

Enunciado de tarefas, Produção textual, Testes padronizados, Complexidade textual

Resumo

Inferências feitas a partir de avaliações padronizadas têm grande impacto na vida de examinandos. Partindo dessa preocupação social e ética, este artigo analisa características dos enunciados das tarefas de produção escrita do Celpe-Bras e do Enem (corpus de referência), para descrever sua complexidade, assumindo-a como um dos fatores preditivos do sucesso em responder a tarefa. Utilizando métodos da Linguística de Corpus, os corpora foram analisados para identificação de complexidade textual e padrões lexicais e sintáticos. A análise mostra enunciados com construções específicas para cada exame e diferenças quanto a seus níveis de complexidade e ao grau de explicitação de orientações para a escrita. Os resultados podem contribuir para o debate acerca da validade de exames de alto impacto e de seus usos sociais.

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Biografia do Autor

  • Ellen Yurika Nagasawa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

     

  • Margarete Schlatter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do curso de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

     

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Nagasawa, E. Y., & Schlatter, M. (2021). A complexidade de enunciados de tarefas de produção escrita no Celpe-Bras e no Enem. Tradterm, 37(1), 330-363. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v37p330-363