Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil

Autor/innen

  • Clarissa Eckert Baeta Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento e do Programa de Pós-graduação em Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100002

Schlagwörter:

Diversificação, Sistema de educação terciária, Estruturas interconectadas, Flexibilidade do sistema

Abstract

Este texto examina as tendências de diversificação do sistema de educação terciária no âmbito internacional. O termo educação terciária sinaliza uma mudança de orientação no atendimento da demanda. No lugar de uma hierarquia rígida de cursos, currículos e instituições, buscam-se processos de aprendizagem mais flexíveis e interconectados. Tendo por referência essa experiência internacional, analisam-se as mudanças ocorridas no sistema de educação superior no Brasil após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. É possível verificar um processo de diversificação do sistema de educação terciária no Brasil? Observa-se, por um lado, que a idéia da diversificação, nos seus vários planos, enfrenta diferentes tipos de resistências e parece chocar a cultura institucional estabelecida. Por outro lado, as alterações legais e as novas alternativas abertas, destituídas de programas de fomento pertinentemente implementados, arriscam frustrarem-se pela resistência do sistema ou pela sua deturpação.

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Veröffentlicht

2003-04-01

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Ensino Superior

Zitationsvorschlag

Neves, C. E. B. (2003). Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil . Tempo Social, 15(1), 21-44. https://doi.org/10.1590/S0103-20702003000100002