Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todos os manuscritos submetidos à revista serão verificados na ferramenta Originality Check (Turnitin) para verificar ocorrências de similaridade e evitar duplicações ou ocorrências de plágio.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

IMPORTANTE: É obrigatório o correto preenchimento de todos os campos para cada AUTOR: Nome, Nome do Meio, Sobrenome, E-mail, ORCID, URL (se houver), Instituição/Afiliação, País e Resumo da Biografia.

Os campos referentes ao manuscrito também devem ser preenchidos com as informações: Título, Resumo, Área e Subárea de Conhecimento, Palavras-Chave, Idioma e Agências de Fomento/Suporte.

  • Os manuscritos devem ser enviados no formato “.DOCX” ou “.RTF” para o sistema de submissão de periódicos, juntamente com a carta de encaminhamento explicando a importância e originalidade do estudo.
  • Todas as submissões são realizadas através através do Portal de Revistas da USP.
  • Figuras, gráficos e ilustrações mesmo inseridos no texto devem obrigatoriamente ser enviadas em arquivos separados, no formato original em que foram criados.
  • Os arquivos devem ser encaminhados nos seguintes formatos: “.PSD”, “.TIF”, “.JPG” “.PCX”, “.GIF” ou “.BMP” para as figuras; “.EPS”, “.CDR”, “.WMF”, “.AI”, “.PPTX” ou “.XLSX” para gráficos; e “.MOV”, “.AVI”, “.MPG”, “.MP4” ou “.M4V” para vídeos.
  • As tabelas devem ser colocadas no final do manuscrito.
  • Manter sempre atualizado o e-mail e o endereço do(s) autor(es) ou correspondente(s).
  • Os autores podem sugerir potenciais revisores.

FORMATO DO MANUSCRITO

  • Os manuscritos devem apresentar espaçamento duplo entre linhas, texto justificado, corpo 11 (onze) e fonte Calibri (exceto para símbolos especiais que não constam nessa fonte).
  • O texto deve ser organizado nas seguintes seções, cada uma iniciada em uma nova página, na ordem, e numeradas consecutivamente: Página de Título, Resumo com Palavras-Chave, Corpo do Texto, Agradecimentos, Referências, Apêndices, Tabelas e Legendas de Figuras.
  • Nomes científicos de espécies e gêneros, e outros termos latinos, devem estar em itálico em todas as seções do manuscrito.

(1)    PÁGINA DE TÍTULO: Deve incluir o Título, Título Resumido, Nome(s) do(s) Autor(es), número do ORCID, Instituição(ões) e Endereço(s). O título deve ser conciso e, quando conveniente, deve incluir menções sobre as famílias e/ou táxons de categorias superiores. Novos nomes de táxons não devem ser incluídos nos títulos.

(2)    TÍTULO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE: Todos os artigos devem apresentar Título, Resumo e Palavras-Chave em Inglês e no idioma do manuscrito (Português ou Espanhol). A qualidade do resumo é de grande importância uma vez que este pode ser reproduzido em outros veículos. Por isso, deve ser redigido de forma inteligível, uma vez que pode ser publicado isoladamente, devendo sintetizar os principais fatos, ideias e conclusões do artigo. Resumos telegráficos são inaceitáveis. Por fim, o resumo deve incluir todos os novos nomes taxonômicos para fins de referência. Abreviações devem ser evitadas. Não se devem citar referências bibliográficas. Os resumos e as palavras-chave não devem exceder 350 (trezentas e cinquenta) e 5 (cinco) palavras, respectivamente.

(3)    CORPO DO TEXTO: O texto do corpo principal varia com diferentes tipos de artigos, mas geralmente deve incluir as seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. Os títulos principais de cada seção do corpo do texto devem ser redigidos em letras maiúsculas, em negrito e centralizados. Os títulos secundários devem ter somente a primeira letra maiúscula, em negrito e centralizados. Os títulos terciários devem ter somente a primeira letra maiúscula, em negrito e alinhados à esquerda. Em todos os casos o texto deve começar na linha seguinte.

(4)    REFERÊNCIAS: As citações no texto devem apresentar-se nas seguintes formas: Martins (1959) ou (Martins, 1959) ou (Martins, 1959, 1968, 2015) ou Martins (1959a, b) ou Martins (1959: 14-20) ou Martins (1959: figs. 1, 2) ou Martins & Reichardt (1964) ou (Lane, 1940; Martins & Chemsak, 1966a, b) ou Martins et al. (1966) ou (Martins et al., 1966), sendo estes últimos quando o artigo contém 3 (três) ou mais autores. Não há necessidade de fornecer referência completa quando os autores e a data são apresentados apenas como autoridade de táxons.

(5)   MODELOS DE REFERÊNCIAS: As referências devem ser organizadas em ordem alfabética e de acordo com o seguinte formato, respeitando-se os títulos em itálico. Os títulos dos periódicos devem ser escritos por extenso (não abreviados).

  • Artigo de Periódico - Autor(es). Ano. Título do artigo. Nome do periódico, volume: página inicial-página final.
  • Artigo de Periódico (versão impressa e on-line com datas diferentes, por exemplo: ahead-of-print, online first, etc.) - Autor(es). Ano on-line. Título do artigo. Nome do periódico, volume: página inicial-página final, Ano impresso.
  • Livros - Autor(es). Ano. Título do livro. Editora, Local de publicação.
  • Capítulos de Livros - Autor(es). Ano. Título do capítulo ou parte. In: Autore(s) ou Editor(es), Título do livro. Editora, Local de publicação, volume ou parte, página inicial-página final.
  • Dissertações e Teses - Autor(es). Ano. Título da dissertação ou tese. (Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado). Universidade, Local da publicação.
  • Publicações Eletrônicas - Autor(es). Ano. Título do documento. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: DD/MM/AAAA.

TABELAS

  • As tabelas devem ser numeradas na mesma sequência em que são citadas no texto.
  • As legendas devem ser autoexplicativas, sem necessidade de se recorrer ao texto.
  • As tabelas devem ser formatadas preferencialmente no sentido retrato (portrait), permanecendo o sentido paisagem (landscape) para casos excepcionais.
  • No texto, devem ser referidas como Tabela 1, Tabelas 2 e 4, Tabelas 2-6.
  • Utilizar “TABELA” no(s) título(s) da(s) tabela(s).

FIGURAS

  • As figuras devem ser numeradas na mesma sequência em que são citadas no texto.
  • Cada ilustração de uma figura composta deve ser identificada por letra maiúscula e referida no texto como, por exemplo: Fig. 1A, Fig. 1B.
  • Quando possível, as letras devem ser posicionadas no canto inferior esquerdo de cada ilustração de uma figura composta.
  • Fotografias em preto e branco ou coloridas devem ser enviadas em alta resolução (mínimo de 300 DPI).
  • Utilizar “Fig(s).” para se referir às figuras no texto e “fig(s).” ao se referir às figuras em outro artigo.
  • Utilizar “FIGURA” no(s) título(s) da(s) figura(s).
  • As figuras serão impressas em preto e branco, mas mantidas em cores no arquivo PDF final.

PROVAS

  • As provas com a versão revisada serão enviadas por e-mail para o autor correspondente.
  • As provas devem ser devolvidas ao Editor, preferencialmente dentro de 48 (quarenta e oito) horas.
  • Apenas as correções necessárias na prova serão permitidas.
  • A demora na devolução da prova significará a aprovação automática da versão sem alterações e pode resultar em um atraso na publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os propósitos declarados por esta publicação e não serão disponibilizados para qualquer outro propósito ou a qualquer outra parte.