Chamada: Número 32/1, a ser publicado em março de 2019

2018-06-09

Este número reúne artigos voltados à pesquisa de aspectos históricos sobre a história das ideias das línguas e da linguagem, da teoria linguística e gramatical, que estejam inscritos tanto no contexto da história das ideias linguísticas quanto no da historiografia linguística, ou de outras teorias que fundamentam a pesquisa de cariz histórico nesse domínio. O conhecimento da história das ideias e das teorias com base nas quais o conhecimento linguístico se constrói é de fundamental importância ao profissional que atua como docente (de alunos de todos os níveis de ensino) ou pesquisador, pois é um meio seguro para que se posicione teoricamente diante de seu objeto de trabalho ou pesquisa. Considerando a importância da revista Linha D'Água para o ensino, enfatiza-se a consideração da divulgação de pesquisas voltadas ao conhecimento da construção histórica das ideias e das teorias que conformam os instrumentos (meta)linguísticos, tais como os livros didáticos, as ortografias, as gramáticas, os dicionários, os tratados metalinguísticos, dentre outros. O objetivo da publicação é, além de abrir canal específico para os pesquisadores da área, divulgar conjuntamente pesquisas desse domínio das ciências da linguagem para, de um lado, possibilitar que o público ainda não iniciado venha a conhecer esse tipo de trabalho científico e, de outro, abrir espaço para novos trabalhos da área. 

Convidamos pesquisadores e docentes cujos trabalhos de pesquisa sejam concernentes à teoria e metodologia desse domínio das ciências da linguagem a submeter seus artigos para o Número 32/1 da Revista Linha d´Água.

Os textos inéditos (de pesquisadores com título de doutorado ou doutorandos em coautoria com pesquisadores doutores) devem ser encaminhados por meio do site da revista, endereço http://www.revistas.usp.br/linhadagua até o dia 30/10/2018.

A revista está indexada no Google Scholar, Web of Science, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de Revista acadêmica indexada.

Conheça as normas editoriais e os números anteriores da revista no endereço:  http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive

Os artigos a serem submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão”, disponíveis no endereço:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

O prazo para entrega dos originais deste número é  30 de outubro de 2018.

Organizadoras:

Profa. Dra. Marli Quadros Leite (USP)

Profa. Dra. Maria Inês Campos (USP)