Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Linha D'Água

A Revista Linha d' Água, criada desde 1980, é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Semestralmente, publica artigos, resenhas, traduções e debates científicos produzidos por pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais ou internacionais. Os autores com doutorado em andamento podem publicar artigos e coautoria com doutores.
A revista se volta para a discussão das pesquisas em língua portuguesa, nas modalidades oral, escrita e digital, em literatura, nos processos discursivos e no ensino de português para nativos ou para falantes de outras línguas. Os artigos e resenhas, inéditos, podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol e devem seguir as normas de publicação.

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English 

Notícias

 

Linha dÁgua presente no Scholar Google

 

Linha d'Água: Revista do PPG de Filologia e Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas tem uma página atualizada no 
página atualizada no Scholar Google.

Para acessar a relação de artigos e suas citações, você pode acessar o link

https://scholar.google.com.br/citations?user=ezKpH0sAAAAJ&hl=pt-BR

 
Publicado: 2017-02-27
 

Chamada: Número 30/especial, a ser publicado em outubro de 2017

 

Revista semestral online – ISSN 2236-4242- comunica abertura da chamada de artigos e resenhas para o número 30/2, a ser publicado em outubro de 2017.

Literatura, Artes e Ensino: Confluências

 

Este número congrega artigos em torno das relações entre a literatura voltada a leitores em formação e as artes a ela associadas, com ênfase nas abordagens relacionadas ao ensino e a suas práticas. A proposta é colocar em discussão questões referentes a essa produção literária: espaços e perfis, presença no espaço literário e escolar. Este número é uma homenagem à pesquisadora e professora Nelly Novaes Coelho que colaborou para a constituição dos estudos e debates nessa área.

Convidamos pesquisadores e docentes que centram seu trabalho no ponto de vista teórico-metodológico desse temário a submeter seus artigos para o Número 30/2 de Linha d´Água.

Os textos inéditos (de pesquisadores com título de doutorado ou doutorandos em coautoria com pesquisadores doutores) devem ser encaminhados por meio do site da revista disponível em http://www.revistas.usp.br/linhadagua até o dia 30/04/2017.

A revista está indexada no Google Scholar, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de revista acadêmica indexada.

Você pode conhecer números anteriores da revista no endereço:  http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive

Solicitamos que os autores consultem as “Normas de submissão” disponíveis no endereço:

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

Prazo limite para entrega dos originais: 30 de abril de 2017

Organizadoras:

Profa. Dra. Norma Seltzer Goldstein (USP)

Profa. Dra. Maria Inês Campos (USP)

Profa. Dra. Ana Elvira Luciano Gebara (UNICSUL)

 
Publicado: 2017-02-09
 

Chamada: Número 30/1, a ser publicado em junho de 2017

 

O poder do discurso e o discurso do poder: ensino e pesquisa

O número 30/1 centra-se em artigos voltados ao âmbito do exercício do poder entre as várias esferas sociais: jurídica, midiática em suas diversas instâncias, divulgação científica, didática, com destaque especial às questões que relacionem poder e ensino.

Privilegiando uma abordagem linguístico-discursiva dos discursos, mas acolhendo perspectivas interdisciplinares e multidisciplinares, este número acolhe artigos e resenhas que tratem do tema.

Assim sendo, convidamos pesquisadores com título de doutorado ou em co-autoria com doutorandos e mestrandos e docentes que centram seu trabalho no ponto de vista teórico-metodológico desse temário.

Os textos inéditos devem ser encaminhados por meio do site da revista disponível em http://www.revistas.usp.br/linhadagua até o dia 06/03/2017.

A revista está indexada no Google Scholar, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número  DOI®. Clique aqui para conhecer o que é o DOI (Digital Object Identifier), exigência em artigos de revista acadêmica indexada.

Você pode conhecer todos os números anteriores da revista que se encontram disponíveis no endereço

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive

Solicitamos que os autores consultem as “Normas de submissão” disponíveis no endereço eletrônico

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions#authorGuidelines

Prazo limite para entrega dos originais: 06 de março de 2017

Organizadoras:

Profa. Dra. Maria Inês Campos

Profa. Dra. Zilda Aquino

 
Publicado: 2016-07-05
 

Indexadores

 
Bases de periódicos com texto completo
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Directorio, catálogo e índice.
 
Publicado: 2013-03-12
 
Outras notícias...

v. 29, n. 2 (2016)


Capa da revista