A vulnerabilidade corpórea e a ética de representação da mulher e da nação na poesia de Eavan Boland

Autores

  • Caitriona Clutterbuck University College Dublin

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197758

Palavras-chave:

Eavan Boland, Corpo, Mortalidade, Mulher, Nação

Resumo

Este ensaio argumenta que, para Eavan Boland, todo engajamento cultural e político que envolve uma melhoria genuína da vida depende de nossa capacidade de responder à condição de vulnerabilidade e exposição do corpo humano no tempo. No contexto irlandês, tal atenção ao sofrimento do corpo historicamente situado tem uma particularidade sobre a ética da representação na arte. A produção de Boland diagnostica o legado do colonialismo como se autorizasse uma perigosa interseção de três vias entre a heroicização da violência territorial e racial, a normalização do gênero e injustiça de classe, e a sanção de uma estética exclusivista na tradição poética—todos esses três resultados exigindo a negação de nosso destino comum de mortalidade. Para Boland, esse nexo toxicamente preso só pode ser liberado por meio do enfoque à vulnerabilidade corporal como uma condição humana primária: aquela que liga os marginalizados, antes de tudo, uns aos outros, mas também àqueles que perpetram ou perpetuam a sua exclusão. Para Boland, a abertura ao fluxo de mudanças levando à dissolução corporal é crucial para o entendimento da relação vexada entre mulher e nação na cultura irlandesa, e para renovar essa relação em termos criativos.

Biografia do Autor

  • Caitriona Clutterbuck, University College Dublin

    Caitriona Clutterbuck is lecturer/assistant professor at the School of English, Drama and Film in University College Dublin. Her doctorate at the University of Oxford was on the poetry of Medbh McGuckian and Eavan Boland. Her research interests centre on modern and contemporary Irish poetry, modern poetry, gender in literature, and modern Irish literature.

Referências

Boland, Eavan and Deborah Tall. “Q. & A. with Eavan Boland”. The Irish Literary Supplement, Vol.7 No.2., Fall 1988, pp.39–40.

Boland, Eavan. Object Lessons: The Life of the Woman and the Poet in our Time. Carcanet, 1995.

Boland, Eavan and Deborah Tall. Note to “The Journey”. Chicago Review. Vol. 42 Issue 3/4, 1996, p.220.

Boland, Eavan and Margaret Mills Harper. “Eavan Boland: An Interview”. Five Points, Vol.1 No.2, Winter 1997, pp. 87-105.

Boland, Eavan. “Daughters of Colony: A Personal Interpretation of the Place of Gender Issues in the Postcolonial Interpretation of Irish Literature”. Éire-Ireland, Vol 32 No. 2–3, Samhradh/Fómhar / Summer/ Fall 1997, pp.7–20.

Boland, Eavan. “The Veil over the Future’s Face”. Profession, 1997, pp.13–17. https://www.jstor.org/stable/25595601

Boland, Eavan. A Journey with Two Maps: Becoming a Woman Poet. Carcanet, 2011.

Boland, Eavan and Pilar Villar-Argáiz, “’Poetry as a Humane Enterprise’: Interview with Eavan Boland on the Occasion of the 50th Anniversary of her Literary Career.” Estudios Irlandeses, Vol.7 No.7, 2012, pp.113–120. https://doi.org/10.24162/EI2012-1950

Boland, Eavan. New Selected Poems. Carcanet, 2013.

Boland, Eavan and Paula Meehan. “Two Poets and a City: A Conversation”. Eavan Boland: Inside History, edited by Siobhán Campbell and Nessa O’Mahony, Arlen House, 2017, pp.315–338.

Boland, Eavan. The Historians. Carcanet, 2020.

Logan, William. “Animal Instincts and Natural Powers: Review of Eavan Boland, Outside History: Selected Poems 1980-1990.” The New York Times Book Review, April 21st 1991. https://archive.nytimes.com/www.nytimes.com/books/99/09/05/specials/hughes-wolf.html

Mahoney, James. “Begging at Clonakilty”. The Illustrated London News, February 13th 1847. Line Drawing. https://viewsofthefamine.wordpress.com/image-index/woman-begging-at-clonakilty/ ; https://viewsofthefamine.wordpress.com/illustrated-london-news/sketches-in-the-west-of-ireland/

National Gallery of Art, Washington. “William Michael Harnett: American, 1848–1892”. https://www.nga.gov/collection/artist-info.1373.html.

Mahoney, James. William Harnett, “The Old Violin”, Oil on Canvas, 1886. https://www.nga.gov/collection/art-object-page.79531.html).

Waugh, Patricia. “Modernism, Postmodernism, Feminism: Gender and Autonomy Theory”. Postmodernism: A Reader, edited by Patricia Waugh, Edward Arnold Publications, 1992, pp.189–204.

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

Clutterbuck, C. (2021). A vulnerabilidade corpórea e a ética de representação da mulher e da nação na poesia de Eavan Boland. ABEI Journal, 23(2), 133-146. https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197758