Samuel Beckett no Cerrado Brasileiro. Diálogos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v25i2p167-188

Palabras clave:

Teatro, Performance, Samuel Beckett, Teatro Irlandês, Cerrado, Teatro Brasileiro, Teatro Goiano, Máskara

Resumen

Este artigo discute como a obra literária e dramática de Samuel Beckett pode dialogar com o imaginário do cerrado goiano, analisando as performances do Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance, grupo fundado em 2002 na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Em 20 anos de existência o coletivo já encenou 5 espetáculos tendo como base os textos do escritor irlandês, trazendo em sua composição elementos do imaginário da cidade de Goiânia e as cores e referências visuais do Cerrado. Partindo de reflexões do encenador brasileiro Robson Corrêa de Camargo e do filósofo e liderança indígena brasileira Ailton Krenak, o artigo reflete sobre como as particularidades da obra de Beckett encontra terreno fértil para fincar suas raízes em solo goiano.

Biografía del autor/a

  • Ronei Vieira Nogueira, Universidade Federal de Goiás

    Ronei Vieira Nogueira is an actor and a producer of Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance. He is also a teacher of the Secretaria de Educação do Estado de Goiás and a PhD candidate in Cultural Performances at the Federal University of Goiás.

  • Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás

    Robson Corrêa de Camargo is a theatre director and a professor at the Federal University of Goiás. He holds a PhD in Drama from the University of São Paulo and is the founder of the Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance and of the postgraduate programme in Performances. 

Referencias

BECKETT, Samuel. Companhia. Tradução: Elsa Martins. Prefácio de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1982.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BERRETTINI, Célia. Samuel Beckett: Escritor Plural. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BORGES, Ranulfo. A Autoridade Feminina em Discussão. Diário da Manhã: Goiânia, 2006. Seção DM Revista «acervo do Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance»

CAMARGO, Robson Corrêa de. Samuel Beckett: (Re) Construindo Imagens e Memórias. Fenix: Revista De História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 9, p. 1-19, 2012.

GONTARSKI, Stanley. Samuel Beckett – Os Grandes Textos Teatrais. Tradução de Camille Vilela-Jones. São Paulo: Giostri, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2020.

MATE, Alexandre. Companhia, Espetáculo que Intenta à Viagem. Um Ritual Potencializante dos Sentidos. São José dos Campos – SP, [s.n.], 2010.

REINATO, Eduardo José. Beckett com pés de Curupira – Leitura e recepções possíveis de Beckett no Brasil. Karpa 6, Los Angeles, n. 6, 2013.

SANTOS, Antônio Paulo dos. Relatório da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas – Fenaj: Pela Memória, Pela Verdade dos Jornalistas Brasileiros - 1964 a 1985. [s.l.], 2015.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Nogueira, R. V., & Camargo, R. C. de. (2023). Samuel Beckett no Cerrado Brasileiro. Diálogos. ABEI Journal, 25(2), 167-188. https://doi.org/10.11606/issn.2595-8127.v25i2p167-188