Objetos importam: Uma leitura orientada pelos objetos de Object Lessons, de Eavan Boland

Autores

  • Catherine Conan University of Western Brittany

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197750

Palavras-chave:

Eavan Boland, Object Lessons, Ecocrítica, Ontologia orientada a objetos, Timothy Morton

Resumo

Este artigo argumenta que, embora o livro Object Lessons de Eavan Boland tenha alcançado grandes conquistas ​​em termos da visibilidade das poetas no cenário literário irlandês, seu projeto expressou e reforçou o momento Mary Robinson do início do Tigre Celta. A presente era, ecologicamente ameaçada, é um chamado para a reavaliação crítica e o questionamento da dicotomia sujeito-objeto que está no cerne de sua argumentação. Muitas, senão a maioria das dificuldades apontadas pelos leitores de Boland e das críticas dirigidas à sua obra têm como ponto de partida a constituição de uma subjetividade poética feminina e, posteriormente, a natureza problemática dos objetos e da natureza criada pelo próprio gesto. Enquanto a atribuição da subjetividade e, portanto, agência, às mulheres na poesia foi um rompimento indispensável de diversas formas de política e autoridade religiosa, novas estruturas conceituais, como os novos materialismos e ontologia surgiram desde então, que descorrelacionam a agência da subjetividade, repensando completamente o status dos objetos. Apoiada principalmente na aplicação da ontologia orientada a objetos de Timothy Morton para questões ambientais, eu mostro como a leitura de Object Lessons sem a distinção sujeito-objeto aborda algumas das críticas dirigidas a Boland e destaca o valor ecológico de sua prosa e obra poética.

Biografia do Autor

  • Catherine Conan, University of Western Brittany

    Catherine Conan is an associate professor at the University of Western Brittany (Brest, France). Her field of research is contemporary Irish fiction and poetry read through the framework of ecocriticism, new materialisms and flat ontologies. She published in 2021 a monograph on post-Tiger literature entitled La littérature irlandaise au XXIe siècle: matière, espace, environnement [Irish Literature in the 21st Century: Matter, Space, Environment].

Referências

Allen Randolph, Jody. “New Ireland Poetics: The Ecocritical Turn in Contemporary Irish Women’s Poetry.” Nordic Irish Studies, vol. 8, 2009, pp. 57–70.

Barad, Karen. Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Duke UP, 2007.

Bennet, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Duke UP, 2010.

Boland, Eavan. Object Lessons: The Life of the Woman and the Poet in our Time. Norton, 1995.

Coughlan, Patricia. “Irish Literature and Feminism in Postmodernity.” Hungarian Journal of English and American Studies, vol. 10, no. ½, Spring/Fall 2004, pp. 175–202.

Dawkins, Richard. The Extended Phenotype: The Long Reach of the Gene. Oxford UP, 1982.

Ferriter, Diarmaid. The Transformations of Ireland 1900-2000. Profile Books, 2005.

Girard, René. La Violence et le sacré. Albin Michel, 1990.

Harman, Graham. Object-Oriented Ontology: A New Theory of Everything. Pelican Books, 2018.

Karremann, Isabel. “‘I’d Rather Be a Cyborg Than a Goddess’: Reading the Cyborg Poetics of Eavan Boland.” Nordic Irish Studies, vol. 3, 2004, pp. 113–126.

Kilcoyne, Catherine. “Eavan Boland and Strategic Memory.” Nordic Irish Studies, vol. 6, 2007, pp. 89–102.

Kohn, Eduardo. How Forests Think: Toward and Anthropology Beyond the Human. U. of California P., 2013.

Longley, Edna. The Living Stream: Literature and Revisionism in Ireland. Bloodaxe Books, 1994.

Morton, Timothy, Hyperobjects: Philosophy and Ecology After the End of the World. U. of Minnesota P., 2013.

Morton, Timothy. Dark Ecology: For a Logic of Future Coexistence. Columbia UP, 2016.

Morton, Timothy. Being Ecological. Pelican Books, 2018.

O’Hagan Hardy, Molly. “Symbolic Power: Mary Robinson’s Presidency and Eavan Boland’s Poetry.” New Hibernia Review / Iris Éireannach Nua, vol. 12, no. 3, Autumn/Fómhar 2008, pp. 47–65.

Rosa, Hartmut. Resonance: A Sociology of Our Relationship to the World. Translated by James C. Wagner, Polity Press, 2019.

Solnit, Rebecca. Wanderlust: A History of Walking. Granta, 2014.

Tóibín, Colm. On Elizabeth Bishop. Princeton UP, 2015.

Train, Daniel. “Beyond Iconic Elusions: The Icon’s Excess in Eavan Boland’s Object Lessons and Poetry.” New Hibernia Review / Iris Éireannach Nua, vol. 20, no. 2, Summer/Samhradh 2006, pp. 115–133.

Villar, Pilar. “‘ The Text of It’: A Conversation with Eavan Boland.” New Hibernia Review / Iris Éireannach Nua, vol. 10, no. 3, Summer/Samhradh 2006, pp. 52–67.

Wheatley, David. “Changing the Story: Eavan Boland and Literary History.” Irish Review, vol. 31, 2004, pp. 103–120.

Downloads

Publicado

2021-05-23

Como Citar

Conan, C. (2021). Objetos importam: Uma leitura orientada pelos objetos de Object Lessons, de Eavan Boland. ABEI Journal, 23(2), 17-34. https://doi.org/10.37389/abei.v23i2.197750