Literatura afro-brasileira feminina nas salas de aula: um recorte inspirado na percepção de estudantes do Mestrado Profissional em Letras da Uemasul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i43pe195694

Palavras-chave:

autoras afro-brasileiras, literatura afro-brasileira, representatividade, silenciamento

Resumo

A produção artístico-literária está diretamente ligada ao contexto histórico-social e se constitui como uma forma de representação da sociedade em que se vive. Neste artigo propomos questões importantes sobre o espaço das autoras afro-brasileiras nas salas de aula do Brasil, na percepção de estudantes do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), que cursaram a disciplina Memórias, Histórias e Identidades Culturais Afro-Brasileiras. Evidenciamos três autoras afro-brasileiras que foram estudadas na disciplina em questão e ressaltamos a importância de suas obras chegarem às salas de aula do Brasil, considerando a representatividade e a necessidade real de dar voz às minorias tão prejudicadas ao longo da história, diante da construção e do fortalecimento de um cânone literário branco e masculinista. Para fundamentar este artigo, contamos com os(as) autores(as): Assis Duarte, Cuti, Kabengele Munanga e Ngozi Adichie Chimamanda. Neste texto, após apresentarmos as autoras afro-brasileiras, compartilhamos recortes de entrevistas com professores de língua portuguesa sobre o espaço que essas figuras têm nas salas de aula que frequentam, pois é preciso combater o silenciamento sofrido por essas autoras durante a formação da nossa sociedade e, consequentemente, da nossa literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Duana Ravena dos Santos Vieira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

    Duana Ravena dos Santos Vieira possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2013). Possui Especialização em Docência, Gestão e Supervisão Escolar - Faculdade do Médio Parnaíba/FAMEP (2014). Concluiu a Especialização em Gestão Educacional e Escolar - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2019). Possui 12 anos de experiência como professora de Língua Espanhola da Educação Básica de Ensino, atuando tanto na rede pública como particular. Desde 2016 é professora EBTT - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA- Campus Avançado Carolina, responsável pelas disciplinas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e afins em regime de Dedicação Exclusiva. Além disso, é Representante do Comitê de Relações Internacionais do Campus e Diretora de Desenvolvimento Educacional desde Abril/2022. Atuou, de fevereiro a novembro de 2020, como Diretora Geral Pro Tempore do Campus Avançado Carolina. Finalizou o Mestrado Profissional em Letras - UEMASUL, Campus Imperatriz (2020.2) , em dezembro de 2022. Participa dos grupos de pesquisa: NUPELE-IFRN e GDAS-IFMA.

  • Jannyelle de Souza Correa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

    Jannyelle de Souza Correa Possui Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (2012) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (2013). É concursada como Auxiliar em Administração no Instituto Federal do Maranhão desde 2016, já atuou como Chefe do Departamento de Ensino e Extensão e, atualmente, é Chefe do Departamento de Administração e Serviços de Gabinete no Campus Avançado Carolina. É mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, Campus Imperatriz desde 2020.

Referências

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo, tese, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2005.

CHIMAMANDA, Ngozi Adichie. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DUARTE, Assis. “O negro na literatura brasileira”. Navegações, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 146-153, 2013.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília (DF): MEC, 2a edição, 2005 [1999].

NEVES, José Eugênio das. “Esmeralda Ribeiro e Lima Barreto: um diálogo sem segredos”. Terra Roxa e outras terras: Revista de Estudos Literários, Londrina, v. 17-B, p. 49-59, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Literatura afro-brasileira feminina nas salas de aula: um recorte inspirado na percepção de estudantes do Mestrado Profissional em Letras da Uemasul. África, [S. l.], n. 43, p. e195694, 2022. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.i43pe195694. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/195694.. Acesso em: 28 abr. 2024.