A questão da ruptura e da continuidade (proto)nacionalista na obra de Mário Pinto de Andrade: uma contribuição ao estudo sociológico do programa de pesquisa do 2º volume da obra Origens do Nacionalismo Africano

Autores

  • Victor Kagibanga Universidade Agostinho Neto, Angola

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p285-303

Palavras-chave:

Sociologia do protonacionalismo africano, nativismo, (proto)nacionalismo, elites sociais, países africanos de língua oficial portuguesa.

Resumo

Neste estudo o autor aborda aspectos da sociologia do protonacionalismo africano, com base no pensamento sociológico de Mário Pinto de Andrade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e hermenêutica em que são destacadas quatro questões fundamentais: 1) aspectos epistemológicos da sociologia do protonacionalismo africano, 2) premissas objectivas e subjectivas da emergência e desenvolvimento do protonacionalismo africano, 3) linhas de ruptura e continuidade entre o protonacionalismo e o moderno nacionalismo africano, e 4) alcance histórico-metodológico da sociologia do protonacionalismo africano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Kagibanga, Universidade Agostinho Neto, Angola
    Sociólogo, Professor Associado da Universidade Agostinho Neto (ISCED de Luanda, onde leciona História do Pensamento Sociológico e Sociologia Geral), Membro fundador da Associação Angolana de Antropólogos e Sociólogos, Investigador da Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas da Universidade Estatal de Moscovo, investigador do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (área de sociologia africana), conselheiro científico do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Pscicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Vice-Reitor da Universidade Agostinho Neto.

Downloads

Publicado

1998-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A questão da ruptura e da continuidade (proto)nacionalista na obra de Mário Pinto de Andrade: uma contribuição ao estudo sociológico do programa de pesquisa do 2º volume da obra Origens do Nacionalismo Africano. África, [S. l.], n. 20-21, p. 285–303, 1998. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i20-21p285-303. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/75259.. Acesso em: 30 abr. 2024.