Jornalismo de Curadoria: o caso do HuffPost Brasil
Palavras-chave:
Jornalismo alternativo, HuffPost Brasil, Curadoria de conteúdo, Jornalismo onlineResumo
Propomos uma contribuição para debater o jornalismo alternativo na era digital a partir do estudo de caso do HuffPost Brasil. Procuramos identificar de que maneira se apresenta o jornalismo praticado e se ele se aproxima do conceito de jornalismo alternativo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise de conteúdo dos elementos estruturais para a construção das publicações do veículo. O que encontramos no HuffPost Brasil foram apresentações alternativas dos conteúdos já veiculados na Internet através de redes sociais, agências de notícias e outros veículos de comunicação, sendo evidente a predominância de conteúdos ditos “curados”. A prática distancia o veículo do conceito de alternativo e suscita uma reflexão acerca da curadoria de conteúdo que se estabelece como uma nova prática jornalística.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0