Rádios para bolivianos no Brasil – abordagens e pesquisadores

Autores

  • Susana Berbert Universidade de São Paulo

Resumo

Existem hoje mais de 100 mil bolivianos em São Paulo e cerca de 11 mil oficinas de costura no Estado, a maioria na região metropolitana. O modo de produção e relações de trabalho por eles enfrentados despertou o interesse de pesquisadores sobre esses imigrante. É objetivo deste trabalho debruçar-se sobre o meio de comunicação usado predominantemente pelo do grupo migratório, a saber, o rádio, que chega a ser tocado 16 horas seguidas nas oficinas de costura. Em São Paulo, existem 14 emissoras de rádio bolivianas, toda caracterizadas pela Legislação Brasileira de Telecomunicações como ilegais. Para entender a influência e importância desse meio de comunicação na comunidade boliviana em São Paulo, apresentamos abordagens de algumas referência sobre o assunto que existem nas pesquisas acadêmicas realizadas até aqui.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Susana Berbert, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, na área Estudo dos Meios e da Produção Mediática, sob orientação do Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

Rádios para bolivianos no Brasil – abordagens e pesquisadores. (2018). Revista Alterjor, 17(1), 147-162. https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/137158