A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações

Autores

  • Adriana da Rosa Santos
  • Roseni dos Anjos Sales
  • Raquel Marques Carriço Ferreira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Seriado Chaves, Usos e Gratificações, audiência

Resumo

O presente artigo buscou compreender as principais motivações da audiência do seriado mais popular do Brasil, o “Chaves”, transmitido pelo o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em virtude do recente falecimento do protagonista da série e do seu longínquo sucesso no Brasil, pretendemos compreender as razões que levam os receptores se encantarem por um programa que vem se repetindo a 30 anos com índices surpreendentes de audiência. O método da Teoria Fundamentada em Dados foi utilizado para empreender entrevistas com a audiência do programa e encontrar as respostas as nossas questões iniciais. Nosso estudo tem um caráter exploratório indutivo e contou com o contato de telespectadores assíduos do seriado, que nos levou a eleger quatro categorias principais de motivos para a audiência: identificação, hábito, aprendizagem e diversão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana da Rosa Santos

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Roseni dos Anjos Sales

Graduanda  do Curso de Comunicação Social, com habilitação em  audiovisual, pela Universidade Federal de Sergipe

Raquel Marques Carriço Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2015-10-06

Como Citar

Santos, A. da R., Sales, R. dos A., & Ferreira, R. M. C. (2015). A audiência do “chaves”: motivos, usos e gratificações. Revista Alterjor, 12(2), 18-29. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/aj12-a01