The Beatles, a mercadoria juvenil da década de 1960: uma Análise do Filme A Hard Day’s Night (1964)

an analysis of A Hard Day’s Night (1964).

Autores

  • Raphaella Parizani Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.192644

Palavras-chave:

A Hard Day's Night, Beatles, Produto mercadológico

Resumo

O presente artigo pretende analisar o filme A Hard Day’s Night (dir. Richard Lester, UK, 1964), apresentando a construção da imagem da banda britânica The Beatles através do cinema. Esta pesquisa justifica-se pela mercantilização dos ídolos da música por meio do cinema, tornando-os produtos a serem comercializados e consumidos pelo público espectador. Durante o início da década de 1960, os Beatles viviam o auge do fenômeno da beatlemania e, dessa forma, buscou-se um método de popularizá-los ainda mais: o cinema. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é explicar a mercantilização da imagem da banda através do filme a ser analisado, e os específicos consistem em apresentar as características da época de seu lançamento, que permitiram o sucesso crescente da boyband, tal como as críticas contidas à sociedade de massas dentro do filme.

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Biografia do Autor

  • Raphaella Parizani, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de História

    Graduanda em Licenciatura em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de
    Janeiro (IH-UFRJ). Pesquisadora no projeto PIBIC/UFRJ “A Dimensão Psicológica do Autoritarismo”.

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FONTE AUDIOVISUAL

A HARD Day‘s Night. Direção: Richard Lester. Produção: Walter Shenson. Reino Unido: United Artists, 1964. 1 DVD.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Parizani, R. (2021). The Beatles, a mercadoria juvenil da década de 1960: uma Análise do Filme A Hard Day’s Night (1964): an analysis of A Hard Day’s Night (1964). Anagrama, 15(2). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.192644