Muséologie expérimentale d’images insoumises : la collection de photographies de Luiz Claudio da Silva au musée des Expulsions
DOI :
https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e25Mots-clés :
Museu das Remoções, Musealização, Museologia experimental, Fotografia, Vila AutódromoRésumé
Cet article analyse la muséalisation de la Vila Autódromo, communauté populaire des quartiers Ouest de Rio de Janeiro, bouleversée par la politique d’expulsion menée entre 2014 et 2016, et où a été fondé le musée des Expulsions. Il s’appuie sur la collection de photographies de Luiz Claudio da Silva, habitant de la Vila et organisateur de nombreuses expositions autour de la mémoire communautaire des expulsions. Le texte est une investigation muséologique sur des images produites dans le domaine privé pour contester les régimes de visibilité des institutions publiques au Brésil. Il examine le contexte de leur production, leurs utilisations et leurs flux dans la muséalisation.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
LIVROS, ARTIGOS E TESES
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário de Souza. Museu da Maré: memórias e narrativas a favor da
dignidade social. Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro, n. 3,
p. 130-152, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3JuI4Ih. Acesso em: 10 jun. 2020.
BARBE, Noël. 2019. Pour une anthropologie plébéienne et pragmatiste du patrimoine. In Situ:
Au Regard des Sciences Sociales, Paris, n. 1, p. 1-19, 2019. DOI: 10.4000/insituarss.485.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da
cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
BOGADO, Diana. Memória popular: dispositivo de luta pelo direito à habitação. os casos da
comunidade Vila Autódromo (Rio de Janeiro) e Bairro 6 de Maio (Amadora). Finisterra, Lisboa,
v. 55, n. 114, p. 127-140, 2020. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis19481.
BOGADO, Diana. O Museu das Remoções da Vila Autódromo: potência de resistência criativa
e afetiva como resposta sociocultural ao Rio de Janeiro dos megaeventos. 2017. Tese
(Doutorado em Arquitetura) – Universidade de Sevilha, Sevilha, 2017.
BRULON, Bruno. Museus, patrimônio e experiência criadora: ensaio sobre as bases da
museologia experimental. In: MAGALHÃES, Fernando et al. (dir.). Museologia e patrimônio.
Portugal: IPLeiria, 2019. v. 1, p. 199-231.
BRULON, Bruno. Passagens da museologia: a musealização como caminho. Museologia e
patrimônio, Rio de Janeiro, v. 2, p. 189-210, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3iwD9dX.
Acesso em: 15 jun. 2020.
CARVALHO, Ana Priscila de. Etnografando a produção de ruínas em Vila Autódromo (RJ):
visibilidade e política das imagens desde dentro. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) –
Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
CURY, Marília Xavier. Museu, filho de Orfeu, e musealização. In: ICOFOM LAM, 8., 1999, Coro.
Anais […]. [S. l.: s. n.], 1999. p. 50-55. Disponível em: https://bit.ly/3DgS85t. Acesso em:
mar. 2022.
DEBARY, Octave. La fin du creusot ou l’art d’accommoder les restes. Paris: CTHS, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Écorce. Paris: Les Éditions Minuit, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Les Éditions Minuit, 2003.
DUBOIS, Philippe. L’acte photographique et autres essais. Paris: Nathan, 1990.
EDWARDS, Elizabeth. Raw histories: photographs, anthropology and museums. Oxford: Berg, 2001.
FAULHABER, Lucas; AZEVEDO, Lena. SMH 2016: Remoções no Rio de Janeiro Olímpico. Rio
de Janeiro: Mórula, 2015.
GINZBURG, Carlo. Rapports de force: histoire, rhétorique, preuve. Paris: Gallimard, 2003.
HEINICH, Nathalie. Les émotions patrimoniales: de l’affect à l’axiologie. Social Anthropology,
New York, v. 20, p. 19-33, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-8676.2011.00187.x.
MAUAD, Ana Maria. Imagens que faltam, imagens que sobram: práticas visuais e cotidiano em
regimes de exceção 1960-1980. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 397-413. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.
MEDEIROS, Mariana. Ocupa Vila Autódromo: um movimento cultural de luta pela permanência. In: TANAKA, Giselle et al. (org.). Viva a Vila Autódromo: o plano popular e a luta contra a remoção. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. p. 335-346.
NORA, Pierre. Entre mémoire et histoire, la problématique des lieux. In: NORA, Pierre (org.).
Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. v. 1, p. XVI-XLII.
PEIXINHO, Lia Fernandes. O museu e seus usos: Museu das Remoções grita o indizível. 2021.
Monografia (Bacharelado em Museologia) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro, 2021.
POLLAK, Michael. Mémoire, oublie, silence. In: POLLAK, Michael (dir.). Une identité blessée:
études de sociologie et d’histoire. Paris: Éditions Métailié, 1993. p. 13-39.
SCHULMAN, Sarah. The gentrification of the mind: witness to a lost imagination. Berkeley:
University of California Press, 2013.
TEIXEIRA, Sandra Maria. Museu das Remoções: moradia e memória. In: BROWN, Karen;
GONZÁLEZ RUEDA, Ana S.; SOARES, Bruno Brulon (ed.). Descolonizando a Museologia. Paris:
Icofom, 2020. p. 226-238. Disponível em: https://bit.ly/36uTNs5. Acesso em: 20 mar. 2022.
TEIXEIRA, Sandra Maria de Souza. Resistência, pelo direito, história e memória. In: CALABRE, Lia et al. (org.). Memória das olimpíadas no Brasil: diálogos e olhares. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. p. 147-164. Disponível em: https://bit.ly/3Nmrc9a. Acesso em: 20 mar. 2022.
TORNATORE, Jean-Louis. Impressions patrimoniales: topologie de la perte et photographie.
In: ROUX, Jacques; PERONI, Michel (org.). Sensibiliser: la sociologie dans le vif du monde. La
Tour d’Aigues: Éditions de l’Aube, 2006. p. 281-297.
VAINER, Carlos. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do
planejamento estratégico urbano. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia
(org.). A cidade do pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 75-103.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Bruno Brulon, Lia Fernandes Peixinho 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).