Incidência e Enquadramento: Uma Possibilidade de Transmissão da Prática Atoral

Autores

  • Rejane Kasting Arruda Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p133-140

Palavras-chave:

ator-encenador, criação cênica, pedagogia do teatro

Resumo

Este texto apresenta uma revisão da pesquisa “O Ateliê do Ator-encenador”. Verifica-se a hipótese do “vetor anteparo e impressão digital” (a relação entre material e ação física inscrita em cena) como estruturador da prática atoral. Investiga-se o princípio do arranjo (vários anteparos atuando juntos para a criação de uma impressão digital) e chega-se a funções mínimas articuladas (incidência, enquadramento e vulnerabilidade) para instrumentalizar a prática pedagógica. Conta-se com um procedimento inventado pela pesquisadora através da intersecção de diferentes pedagogias que o texto expõe, juntamente com o deslocamento epistemológico proposto (através de uma apropriação de termos do ensino lacaniano).

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Biografia do Autor

  • Rejane Kasting Arruda, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Bolsista da FAPESP

    Doutoranda Formação do Artista Teatral

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Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas em Andamento

Como Citar

Incidência e Enquadramento: Uma Possibilidade de Transmissão da Prática Atoral. (2012). Revista Aspas, 2(1), 133-140. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p133-140