Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.185730

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Leitura, Escrita, Educação de jovens e adultos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento da Oficina de Leitura e Escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na Biblioteca Emília Bustamante da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, apresentam-se primeiramente um panorama do analfabetismo no Brasil, de acordo com informações do IBGE em 2019, e as determinações da LDBEN para mitigar essa defasagem social.  Em seguida, são apresentados os conceitos da EJA, a importância da leitura e da escrita e a definição de biblioteca escolar. Por último, são analisados os relatos da professora de língua portuguesa, do coordenador do curso e dos bibliotecários que acompanharam o desenvolvimento da Oficina e os resultados obtidos. De acordo com esses profissionais, observou-se que os alunos participantes apresentaram avanços no desempenho dentro e fora da sala de aula, com melhora significativa na interpretação de textos, escrita e até na dicção. Como conclusão, a experiência comprova a importância da leitura e da escrita na vida em sociedade do indivíduo e a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico no desenvolvimento da capacidade de letramento e na formação de um sujeito crítico, que busca expandir suas experiências existenciais de acordo com sua realidade e vivências.

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Biografia do Autor

  • Anderson L. Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

    Doutorando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestre em Educação pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente Bibliotecário da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

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Publicado

2022-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico . (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(1), 84-98. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.185730