Tendências de inovação em bibliotecas escolares: vertentes emergentes para ressignificar esses espaços
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186748Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Inovação, Makerspace, Hackerspace, Centro de recursosResumo
A implementação de práticas inovadoras em espaços escolares é um movimento necessário para acompanhar as necessidades da sociedade contemporânea, que, mesmo com desigualdades, encontra-se cada vez mais imersa num universo de tecnologias. Este trabalho investiga tendências de inovação em bibliotecas escolares, com foco em novas mídias e espaços de criação colaborativos. Teve como objetivos mapear quais as práticas de inovação têm sido implementadas nas bibliotecas escolares brasileiras e de que forma os conceitos de makerspace, hackerspace e centro de recursos têm sido incorporados pelas instituições escolares. Foi realizado ummapeamento sistemático de literatura, contemplando artigos, publicações em conferências ou resumos expandidos revisados por pares, além de teses e dissertações, publicados entre os anos 2000 e 2020, em português. Como resultado final, obteu-se um escopo de 8 trabalhos que se enquadraram aos critérios de inclusão. As publicações indicaram o makerspacecomo uma tendência promissora de inovação em bibliotecas escolares e um importante recurso ao processo pedagógico, bem como o Centro de Recursos de Aprendizagem que se propõe a compor o planejamento e objetivos do sistema educativo.Os trabalhos apontam que para uma incorporação efetiva desses conceitos se faz necessário uma flexibilização do currículo, um processo de conscientização da comunidade escolar e a qualificação dos profissionais bibliotecários. Conclui-se que essa é uma área ainda pouco desenvolvida em espaços escolares no Brasil, mas, que já se mostra com exemplos efetivos em algumas instituições.
Downloads
Referências
AGUADO, A. G. Hackeando a educação: desenvolvimento humano e justiça social na sociedade da informação. In: SIMPÓSIO NACIONAL ABCIBER, 9., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: PUC, 2016. Disponível em: https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wp-content/uploads/2016/trabalhos/hackeando_a_educacao_desenvolvimento_humano_e_justica_social_na_sociedade_da_informacao_alexandre_garcia_aguado.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021.
ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, Brasília, v. 10, n. 2, 5 dez. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 2 mar. 2021.
AMIEL, T.; KUBOTA, L. C.; WIVES, W. W. A systemic model for differentiating school technology integration. Research in Learning Technology, Oxfordshire, v. 24, 2016. Disponível em: https://journal.alt.ac.uk/index.php/rlt/article/view/1849. Acesso em: 1 dez. 2021.
AZEVEDO, F. O manifesto dos pioneiros da educação nova. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 65, n. 150, p. 407–425, 1984.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.
BRASIL. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no país. Brasília: Congresso Nacional, [2010]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 01 dez. 2021
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB: Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1. a 4. séries. Brasília: MEC, 1997. 10 v.
BUCKINGHAM, D. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010.
CAMPELLO, B. S. Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 1-25, ago. 2015.
CAMPELLO, B. S. et al. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, maio 2012.
CASA THOMAS JEFFERSON (Brasil). Resource center. 2020. Disponível em: https://thomas.org.br/servico/resource-center. Acesso em: 08 dez. 2020.
CANDIAN, E. F.; BRUNO, A. R. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação e uma possível “educação hacker”. RPR, Rio Grande do Sul, n. 2, p. 8-23, maio/ago. 2020.
COLEGROVE, T. Editorial board thoughts: libraries as makerspace? Information Technology and Libraries, [Chicago], v. 32, 1st ed, p. 2-5, 2013.
DUARTE, T.; SPUDEIT, D. Práticas inovadoras nas bibliotecas escolares em Florianópolis: empreendedorismo cultural em foco. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 104–123, jul./set, 2018.
DOUGHERTY, Dale. The maker movement. Innovations: Technology, Governance, Globalization, Cambridge, v. 7, n. 3, p. 11-14, 2012.
GASQUE, K. C. G. D. Centro de recursos de aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 11, n. 1, p. 138–154, jan. 2013.
GASQUE, K. C. G. D.; SILVESTRE, F. D. M. Competência leitora nas bibliotecas escolares. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 79–105, 21 ago. 2017.
GOMES, E. et al. A experiência de implantação de uma disciplina maker em uma escola de educação básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 23., 2017, Recife. Anais... Recife: SBC, 2017.
HATCH, Mark. The maker movement manifesto: rules for innovation in the new world of crafters, hackers, and tinkerers. [S. l.]: McGraw-Hill Education, 2014, 213 p.
JESUS, D. L. Makerspace em bibliotecas escolares: uma análise bibliométrica. 2019. 163 p. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares) – Universidade Aberta, Lisboa, 2019.
JESUS, D. L.; CUNHA, M. B. A biblioteca do futuro: um olhar em direção ao presente. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 3, p. 311–334, 2019.
LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. In: Redes: criação e reconfiguração. Itaú Cultural, 2005. Disponível em: http://www.hrenatoh.net/curso/textos/andrelemos_remix.pdf.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 264.
MACEDO, P. A.; SANTOS, A. M. S. Design thinking para bibliotecas. Ideias Emergentes em Biblioteconomia, São Paulo, p. 69-77, 2016.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, MA: MIT Press, 2001. 400p.
NASSI-CALÒ, L. A revisão por pares como objeto de estudo. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 2015. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2015/04/24/a-revisao-por-pares-como-objeto-de-estudo/. Acesso em: 08 dez. 2020.
OLIVEIRA, L. A. R. Bibliotecas: uma breve revisão histórica. 52 p. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PRETTO, N. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 305-316, 2010.
PINTO, S. L. U. et al. O movimento maker: enfoque nos fablabs brasileiros. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, Paraná, v. 3, n. 1, p. 38 - 56, 2018.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.
SANTOS, R. G.; CÂNDIDO, A. C. Bibliotecas como makerspace: oportunidades de implementação a partir de um caso prático. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 6, n. 1, p. 114–125, maio 2019.
SILVA, A. P. O embate entre a pedagogia tradicional e a educação nova: políticas e práticas educacionais na escola primária catarinense (1911-1945). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Santa Catarina. Apresentações. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1259/13. Acesso em: 2 dez. 2021.
SILVEIRA, S. A. Diversidade digital e cultura. 19 jun. 2007. Disponível em: https://diversidadedigital.blogspot.com/2007/06/effective-opensource.html. Acesso em: 2 dez. 2021.
VIEIRA, D. V. Inovação em bibliotecas: considerações sobre a disponibilização de serviço de impressão 3D. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 1106–1120, 2017.
ZANINELLI, T. B.; SANTOS NETO, J. A. Biblioteca escolar com makerspace: um estudo de caso na Biblioteca Abraham Lincoln. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 2633–2655, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Barbosa Carneiro, Tel Amiel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Biblioteca Escolar em Revista o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. Licença CC-BY-NC
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.