Comportamento e competência informacionais para a realidade brasileira: como a informação pode amparar jovens em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Maria Leonor Amorim Antunes Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação
  • Eliane Pawlowski Oliveira Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.195516

Palavras-chave:

Estudo de Usuários, Competência Informacional, Comportamento Informacional, Sensibilização

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a temática de comportamento e competência informacionais. Expõe-se a indispensabilidade desta última, considerada farol da sociedade da informação, estar mais condizente com a realidade brasileira. Em uma crítica aos modelos clássicos e consagrados na literatura da área, demonstra-se um confronto diante do perfil de alunado mais presente na realidade brasileira: jovens em situação de vulnerabilidade social. Pergunta-se o que faz com que o ciclo da informação (necessidade-busca-uso) não se inicie e/ou não se conclua satisfatoriamente (culminando em conhecimento) enquanto processo para os estudantes de baixa renda no contexto das escolas públicas. Narra-se os elementos considerados mais agudos, considerados capazes de minar a busca por informação. Conclui-se apontando a necessidade de ampliar as bases epistemológicas e práticas da ciência da informação, de forma a incorporar saberes da área da educação, de forma que o papel do bibliotecário, diante do conhecimento de seu público, possa oferecer estratégias informacionais condizentes com sua realidade. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Leonor Amorim Antunes, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

    Mestra em Ciência da Informação e doutoranda em em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. 

  • Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

    Mestre em Ciência da Informação pela UFMG e doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT)

  • Eliane Pawlowski Oliveira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestra e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam G.; CASTRO, Mary. Juventudes, violências e o Estado: Jovens em territórios com o programa Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, p. 17-41. 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7315. Acesso: jul. 2016.

BANDURA, Albert. Human agency in social cognitive theory. American Psychologist, v.44, n. 9, 1989, p.1175-1184.

BARRERA, Sylvia D. Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 159-175, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001

BORUCHOVITCH, Evely et al. Motivação do aluno para aprender: fatores inibidores segundo gestores e coordenadores pedagógicos. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v. 15, n. 3, p. 425-442, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

BURNKRANT, Robert. E. A motivational model of information-processing intensity. Journal of Consumer Research, v. 3, p. 21-30, 1976.

BZUNECK, Jose. A. As crenças de autoeficácia e o seu papel na motivação do aluno. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, Jose A. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 116-133

CARVALHO SILVA, Jonathas. L. Necessidades de informação e satisfação: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48656. Acesso em: 30 jan. 2022.

CASADO, Elias Sanz. Estudios de usuários: conceptos básicos. In: CASADO, Elias Sanz. Manual de estudios de usuários. Madrid: Fundácion Germán Sanchez Ruiperez, 1994. p. 19-44.

CASTRO, Mary G.; ABRAMOVAY, Miriam. Jovens em situação de pobreza, vulnerabilidades sociais e violências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 143-176, 2002.

CASTRO, Mary G.; ABRAMOVAY, Miriam. Juventudes no Brasil: vulnerabilidades negativas e positivas. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE POPULAÇÃO, 1., 2004, Caxambu. [Anales...]. Caxambu: ALAP, 2004. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_alap/PDF/ALAP2004_295.PDF. Acesso em: Jul. 2017.

CAVENAGHI, Ana R.A; BZUNECK, José A. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009. Curitiba. Anais [...]. [S. l.]: EDUCERE, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/1968_1189.pdf. Acesso: set. 2019.

CEBRAB. FVC. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Fundação Victor Civitas. O que os jovens de baixa renda pensam sobre a escola. 2013. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/wp- content/uploads/2013/11/130917_jovens_pensam_escola.pdf. Acesso: set. 2018.

CIANCONI, Regina de Barros. Gerencia da informação: mudança nos perfis profissionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 20, n. 2, p. 204-208, jul./dez.1991.

COOPER, W. S. A definition of relevance for information retrieval. Information Storage and Retrieval, v. 7, n. 1, p. 21-29, 1971.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002.

DECLARAÇÃO de Maceió sobre competência em informação. 09 ago. 2011. Disponível em: http://www.fci.unb.br/phocadownload/declaracaomaceio.pdf. Acesso em: maio 2022

DELGADO, Victor Maia Senna; MACHADO, Ana F. Eficiência das escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Pesquisa e planejamento econômico, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, p. 427-464, 2007. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/pdf/ed_soc.pdf. Acesso em: out. 2020.

DERR, Richard. L. A conceptual analysis of information need. Information Processing and Management, v. 19, n. 5, p. 273-278, 1983.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 41-53, maio/ago. 2008

DWECK, Carol. C. Mindset: the new psychology of success. New York: The Random House Publishing Group, 2006.

FADEL, B. et al. Gestão, mediação e uso da informação. In: VALENTIM, M. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-32.

FIALHO, Janaina Ferreira. Ações, pensamentos, sentimentos e estratégias no processo de pesquisa acadêmica. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 165-178, 2010.

FONTAINE, Anne Marie. Motivação em contexto escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005. 228 p.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a construção democrática no Brasil: da ditadura civil-militar à ditadura do capital. In: FÁVERO, O.; SEMERARO, G. (Org). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 53-68.

FURTADO, Renata Lira; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Modelos de comportamento informacional: uma análise de suas características. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA, 4., 2015, Marília. [Anais...]. Marília: UNESP, 2015. p. 1-10, 2015.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020. 384 p.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, nov. 2010. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1206/1355. Acesso em: dez. 2015.

GOMES, Marcus Vinicius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 2014. p. 67-80.

GOUVEA, Maria Cristina. A criança de favela em seu mundo de cultura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 86, p. 48-54, 1993.

IBGE. PNAD Contínua: 2019: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Divulgação anual. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=30362&t=destaques. Acesso em: jun.2021.

IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Comité Permanente da Secção de Bibliotecas Escolares da IFLA. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: dez 2019

LE COADIC, Yves. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LINS, G. S.; LEITE, F. C. L. O comportamento informacional como aporte teórico para consolidação conceitual de competência informacional no contexto da comunicação científica. Revista Eduf@tima, [S. l.], v. 2, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.edufatima.inf.br/isf/index.php/es/issue/view/3. Acesso em: 10 maio. 2022

MARTÍNEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 2, p. 118-127, 2007.

MARTINS, Isabela Moreira. Competência informacional na biblioteca escolar. In: SEMINÁRIO FESPSP “Cidades conectadas: os desafios sociais na era das redes”. 2016. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FESP, 2016. Disponível em: https://www.fespsp.org.br/seminarios/anaisV/GT3/Competenciainfo_IsabelaMartins.pdf. Acesso: out. 2018.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo referência de Minas Gerais. [2018]. 497 p. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: jan. 2022

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, p. 15-35, 2002.

OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; DO NASCIMENTO, Natália Marinho; BASSETTO, Clemílton Luís. O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem para geração de inovação em micro e pequenas empresas. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 23, n. 52, p. 18-33, 2018.

PALFREY, John G.; GASSER, Urs. Born digital: understanding the first generation of digital natives. New York: Basic Books, 2008. 375 p.

PEREIRA, Rafael Melo; DE CARVALHO CASTRO, Carolina Lescura; CHEIBUB, Bernardo Lazary. Favela ou comunidade? como os moradores, guias de turismo e outros agentes sociais compreendem simbolicamente o “morro” Santa Marta (RJ)?. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 6, n. 3, p. 23-36, 2019.

PRENSKY, Mark. Digital natives, digital immigrants. MCB University Press, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso: fev. 2020.

RAMOS, Mozart. N. Brasil tem escola do século XIX’: afirma especialista em educação. Globo News, 08 nov. 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/11/brasil-tem-escola-do-seculo-xix-afirma-especialista-em-educacao.html. Access: ago. 2015.

ROWLANDS, Ian; WILLIAMS, Peter. Information behaviour of the researcher of the future: the literature on young people and their information behaviour. Londres: British Library/JISC, 2008.

ROZA, Rodrigo Hipólito. Ciência da informação, tecnologia e sociedade. Biblos, Rio Grande, v. 32, n. 2, p. 177-190, 2018.

SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. p. 230-248.

SANTANA, Luiz Henrique Costa de; FREITAS SILVA, Clarice; SOUZA, Emanoel Rodrigues. O discurso hegemônico e idealista na troca do termo favela por comunidade. Porto das Letras, Porto Nacional, v. 7, n. 1, p. 14-33, 2021.

SANTOS, Larissa M. N. Pobreza como privação de liberdade: um estudo de caso na Favela do Vidigal no Rio de Janeiro. 2007. Tese (Pós-graduação em Economia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. In: SCHWARTZMAN, Simon, BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 9-50

SERRES, Michel. Thumbelina: the culture and technology of millennials. [S. l.]: Rowman & Littlefield, 2014.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 222 p.

TAPSCOTT, Don. Grown up digital: how the net generation is changing your world. New York: McGraw Hill, 2009. 385p.

TIGRE, Maria das Graças do Espirito Santo. Escola, juventude e violência: um estudo no ensino médio. 2013. 242f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2313/5373.pdf?sequence=1&isAllowed=y

TONDO, Romulo Oliveira. Celulares, conexões e afetos: a sociabilidade e consumo de smartphones entre jovens de comunidade popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

TWENGE, Jean M. iGen: why today's super-connected kids are growing up less rebellious, more tolerant, less happy and completely unprepared for adulthood and what that means for the rest of us. New York: Simon and Schuster, 2017.

TWENGE, Jean M. Generation me-revised and updated: why today's young americans are more confident, assertive, entitled--and more miserable than ever before. New York: Simon and Schuster, 2014.

VALLADARES, Lícia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem à favela. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. p. 204-204.

WEINER, Bernard. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, v. 92, n. 4, p. 548-573, 1985.

WILSON. Thomas D. Human information behavior. Informing Science Research, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000.

WILSON. Thomas D. Information behavior: an interdisciplinary perspective. Information Proceeding and Management, v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.

WILSON. Thomas D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981.

WITTER, Geraldina Porto. Aprendizagem e motivação. In: WITTER, Geraldina Porto; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1984.

ZIBAS, Dagmar M. L. Refundar o ensino médio?: alguns antecedentes e atuais desdobramentos das políticas dos anos de 1990. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, p. 1067-1086, 2005.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Antunes, M. L. A., Paula, C. P. A. de ., & Araújo, E. P. O. (2022). Comportamento e competência informacionais para a realidade brasileira: como a informação pode amparar jovens em situação de vulnerabilidade social. Biblioteca Escolar Em Revista, 8(2), e-195516. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.195516