A Medalha, de Marie-Thérèse Picard

Autores

  • Dennys Silva-Reis Universidade Federal do Acre
  • Marcos Bagno Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p154-172

Resumo

Marie-Thérèse Picard é guianense que reside há muitos anos em Guadalupe. É professora e ama o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem. Em 1991, fundou em Pointe-à-Pitre o Centro de estudo Polivalente, uma associação de reforço escolar. Igualmente é escultora e pintora, tendo exposto suas obras na Guiana e em Paris. Já na literatura, dedica sua escrita à dramaturgia infanto-juvenil, tendo escrito Ourson (2009), La Médaille (2011) e L’enfant (2013). Por todos esses textos já foi premiada em diversas categorias pelo Prêmio de escrita teatral contemporânea no Caribe – ETC-Caraïbe. A presente tradução ao português tem por objetivo apresentar um texto guianense infantil ao público brasileiro. O texto aparenta ser pragmático e direto pela voz de crianças. Entretanto, traz nas entrelinhas temas bastante contemporâneos: a violência, o machismo, a distinção de gênero, o determinismo familiar, o feminicídio. Tudo isso atrelado ao mundo imaginário da criança e ao contato desta com o seu tutor responsável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dennys Silva-Reis, Universidade Federal do Acre

    Professor Adjunto de Literatura de Expressão Francesa na Universidade Federal do Acre (UFAC), Doutor em Literatura (POSLIT/UnB) e Mestre em Estudos de Tradução (POSTRAD/UnB) pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Letras-Tradução e licenciado em Língua Francesa e respectivas literaturas pela mesma universidade (UnB). É professor credenciado do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL/UNIR) e do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ).

  • Marcos Bagno, Universidade de Brasília

    Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e  doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro. Já traduziu mais de 120 livros do inglês, do francês, do espanhol e do italiano. Tem visitado universidades na Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Colômbia, Espanha, Itália, Finlândia e Alemanha onde sua obra é objeto de estudo.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Traduções não comentadas

Como Citar

A Medalha, de Marie-Thérèse Picard. (2022). Cadernos De Literatura Em Tradução, 25, 154-172. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i25p154-172