Centro de Divulgação Científica e Cultural em seus 40 anos aproximando a Universidade de São Paulo e a sociedade: um estudo a partir de dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p56-84

Palavras-chave:

Museus de ciências e tecnologia , Pesquisa científica , Extensão universitária , Museus universitários

Resumo

Os museus são ambientes de reflexões e interpretações sobre assuntos que fizeram e fazem parte da história da humanidade. Esses espaços têm sido cada vez mais convidados a se reinventarem, propiciando sintonia entre seus objetivos e os anseios da sociedade. Os museus de ciências, em particular, ganham novos contornos à medida que o conhecimento científico avança. Muitos deles se apresentam vinculados às universidades, estreitando os laços entre a universidade e a sociedade. É o caso do Centro de Divulgação Científica e Cultural, vinculado à Universidade de São Paulo. Esta pesquisa buscou levantar e discutir as produções acadêmicas que tiveram o CDCC como ambiente de investigação ao longo de seus 40 anos de história. Trata-se de uma pesquisa de natureza histórico-bibliográfica realizada a partir de dois repositórios nacionais: o Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Como resultados, foram identificados 22 trabalhos acadêmicos vinculados que tiveram o CDCC como foco, dos quais 18 foram efetivamente analisados e abrangem diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se que as investigações identificadas são de naturezas diversas, congregando diferentes atividades desenvolvidas por esse espaço. A pesquisa evidenciou que, ao longo de seus 40 anos, no papel de museu universitário, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade por meio de ações de ensino e extensão universitária, o CDCC tem contribuído na vertente de pesquisa, seja em investigações sobre a formação de professores, relação museu-escola, mediação em museus e desenvolvimento de práticas pedagógicas extraescolares.

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Biografia do Autor

  • Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pós-doutorando em Educação e doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

  • Ariane Baffa Lourenço, Universidade de São Paulo

    Pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM).

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Colombo Junior, P. D., Ovigli, D. F. B., & Lourenço, A. B. (2021). Centro de Divulgação Científica e Cultural em seus 40 anos aproximando a Universidade de São Paulo e a sociedade: um estudo a partir de dissertações e teses. Revista CPC, 16(32), 56-84. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v16i32p56-84