Coleções biológicas da Universidade Federal de Rondônia: o Programa de Visitação na Socialização do Conhecimento Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p295-316

Palavras-chave:

Coleções didáticas, Biodiversidade, Divulgação científica, Museus universitários

Resumo

A Universidade Federal de Rondônia é referência importante relacionada à biodiversidade da Amazônia em razão de suas coleções biológicas, que apresentam significativo acervo com foco na região sul-ocidental do bioma. Essas coleções têm papel relevante para que a Universidade se destaque no tripé ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivos descrever e refletir sobre o processo de implantação e implementação do Programa de Visitação às Coleções Biológicas da Unir, frente aos desafios de socialização do conhecimento da biodiversidade do estado de Rondônia; e relacionar as possiblidades e desafios para intensificação das atividades de extensão. As coleções e suas ações na área de extensão foram estabelecidas na última década por meio do programa de visitas orientadas por roteiro interpretativo à coleção didática e acervos, e se intensificaram nos últimos anos (mil alunos/ visitantes/ano). Os desafios para os próximos períodos envolvem produção de materiais didáticos mais interativos (físicos e virtuais), elaboração e promoção de atividades virtuais e curso de formação de monitores. Os resultados demonstram a importância de a ciência ir além dos muros da academia, e que ela deve ser transferida para toda a sociedade com metodologias apropriadas, em espaços formais e não formais de educação. Conclui-se que o conhecimento da biodiversidade local é favorecido com a presença de coleções biológicas e museus que podem ser acessadas pela população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aurea Pinheiro de Almeida Silveira, Universidade Federal de Rondônia

    Doutora pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Docente na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Curadora da coleção de insetos com experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia.

  • Mariluce Rezende Messias, Universidade Federal de Rondônia

    Bióloga pela Universidade Estadual de Campinas, doutora pela Universidade Estadual Paulista. Docente e coordenadora do Laboratório de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres. Curadora das Coleções de Vertebrados Terrestres da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

  • Narcísio Costa Bígio, Universidade Federal de Rondônia

    Biólogo pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), mestre em Botânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Implantou e foi curador do Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann.

  • Antônio Laffayete Pires da Silveira, Universidade Federal de Rondônia

    Engenheiro florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Curador do Herbário Rondoniense João Geraldo Khulmann.

  • Aline Andriolo, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais, técnica nas Coleções Zoológicas pela Universidade Federal de Rondônia.

  • Carolina Rodrigues da Costa Doria, Universidade Federal de Rondônia

    Bióloga com doutorado em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará. Docente na Unir, coordena o Laboratório de Ictiologia e Pescas e a coleção de peixes da universidade.

Referências

BARBOSA, Xênia de Castor; MORET, Artur de Souza. Por uma nova geopolítica da Amazônia. In: MORET, Arthur de Souza; AZEVEDO, Mariangela Soares de; BASTOS, Wanderley Rodrigues (org.). Meio ambiente e o desenvolvimento regional na Amazônia Ocidental. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. p. 195 216.

BARROS, Lucas Guimarães; LANGHI, Rodolfo; MARANDINO, Martha. A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 3, e3405, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0319.

CARDOSO, Domingos et al. Amazon Plant Diversity Revealed by a Taxonomically Verified Species List. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, DC, v. 114, n. 40, p. 10695 10700, 2017. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1706756114.

CARLEIAL, Samuel; BIGIO, Narcísio Costa. What Survived from the PLANAFLORO Project: Angiosperms of Rondônia State, Brazil. Check List, São Paulo, v. 10, p. 33 45, 2014. DOI: https://doi.org/10.15560/10.1.33.

CASTRO, Débora Cristina de; SILVEIRA, Maria Aurea Pinheiro de Almeida; MESSIAS, Mariluce Rezende; DORIA, Carolina Rodrigues da Costa. A popularização das informações científicas da biodiversidade de Rondônia como ferramenta de educação ambiental. In: AZEVEDO, Mariangela Soares de; MANZATO, Angelo Gilberto; BASTOS, Wanderley Rodrigues; MORET, Artur de Souza (org.). I SDRMA – Práticas Sustentáveis para o Desenvolvimento da Amazônia. Rio de janeiro: Letra Capital, 2019. p. 72-75.

COSTA, Maria Solangia da Silva et al. Percepção sobre a biodiversidade de Rondônia: estudo piloto com visitantes das coleções biológicas da UNIR. In: AZEVEDO, Mariangela Soares de; MANZATO, Angelo Gilberto; BASTOS, Wanderley Rodrigues; MORET, Artur de Souza (org.). I SDRMA – Práticas Sustentáveis para o Desenvolvimento da Amazônia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019. p. 125 128.

D’ÁVILA, Sthefane. A coleção malacológica professor Maury Pinto de Oliveira. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 49, p. 75 79, 2016. DOI: https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

DORIA, Carolina Rodrigues da Costa; LIMA, Maria Alice Leite (org.). Rio Madeira: seus peixes e sua pesca. Porto Velho: Edufro, 2015.

FEARNSIDE, Philip Martin. Desmatamento na Amazônia brasileira: história, índices e consequências. Megadiversidade, Manaus, v. 1, n. 1, p. 113 126, 2005.Disponível em: http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/2019/Destruicao-v1/Cap-1-Desmatamento_historia-prova.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.

FEARNSIDE, Philip Martin; CRUZ, Paulo Vilela. Massacre de motosserra para áreas protegidas em Rondônia. Amazônia Real, [s. l.], 2018. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/massacre-de-motosserra-para-areas-protegidas-em-rondonia/. Acesso em: 14 jun. 2020.

FONSECA, Antônio; RIBEIRO, Júlia; ALVES, Alexandra; SANTOS, Bianca; AMORIM, Larissa; FERREIRA, Raíssa.; SOUZA JR., Carlos. Ameaça e pressão e desmatamento em áreas protegidas: SAD de agosto de 2019 a julho de 2020. Belém: Imazon, 2020. p. 2. Disponível em: https://imazon.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Amea%C3%A7aEPress%C3%A3o.pdf.Acesso em: 13 jul. 2020.

FRANCO, José Luiz de Andrade. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. História, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 21 48, 2013.

HARRINGTON, Maria C. R.; TATZGERN, Markus; LANGER, Tom; WENZEL, John W. Augmented Reality Brings the Real World into Natural History Dioramas with Data Visualizations and Bioacoustics at the Carnegie Museum of Natural History. Wiley Periodicals, Hoboken, v. 62, n. 2, p. 177-193, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/cura.12308

LINS DE BARROS, Henrique. Divulgar ciência: que ciência? In: VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibele (org.). Educação e divulgação de ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia, 2015. p. 35 49.

MARANDINO, Martha; LAURINI, Carolina. A compreensão da biodiversidade por meio dioramas de museus de zoologia: um estudo com público adulto no Brasil e na Dinamarca. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, p. 1 19, 2018.DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-211720182001018.

MELO, Efigenia de; CID FERREIRA, Carlos Alberto; GRIBEL, Rogério. A New Species of Coccoloba P. Browne (Polygonaceae) from the Brazilian Amazon with Exceptionally Large Leaves. Acta Amazonica, Manaus, v. 49, n. 4, p. 324 329, 2019.DOI: https://doi.org/10.1590/1809-4392201804771.

MENDONÇA, Luana Marina de Castro; GUIMARÃES, Carmem Regina Parisotto; SOUSA, Glauber Santana. Museu e Ciência: coleções zoológicas como alternativa didática para o ensino de Ciências. Scientia Plena, São Cristóvão, RJ, v. 10, n. 4, p. 1 9, 2014.

NEVES, Amanda; BÜNDCHEN, Márcia; LISBOA, Cassiano Pamplona. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 25, n. 3, p. 745 762, 2019.DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190030009.

NOVAES, Mariana. Museus e universidades: caminhos que se cruzam. Caderno de Ensaios TOM, Curitiba, v. 9, p. 25 45, 2019.

OHARA, Willian Massaharu; QUEIROZ, Luiz Jardim de; ZUANON, Jansen; TORRENTE-VILARA, Gislene; VIEIRA, Fabíola Gomes; DORIA, Carolina Rodrigues da Costa. The Ichthyological Collection of the Universidade Federal de Rondônia: Its Importance to the Knowledge of Amazonian Fish Diversity. Acta Scientiarum, Maringá, PR, v. 37, p. 251 258, 2015DOI: https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v37i2.26920

OLIVEIRA, Guilherme Cordeiro da Graça de; TURCI, Cássia Curan; SILVA, Filipe Saraiva de Sá; OLIVEIRA, Luyne dos Santos Cordeiro; ABREU, Sabrina de. Visitas guiadas ao museu da geodiversidade promovendo a cultura científica e motivando estudantes do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 465 476, 2014.

PAPAVERO, Nelson (org.). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: coleções, bibliografia, nomenclatura. São Paulo: Editora Unesp, 1994.

POZENATO, Agnes; PACHECO, Gabriela; SCOPEL, Janete Maria; SCUR, Luciana. A importância da visitação monitorada no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, RS, v. 4, n. 4, p. 244 247, 2016.DOI: http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p244.

QUADRA, Gabrielle Rabello; D`ÁVILA, Sthefane. Educação não-formal: qual a sua importância? Revista Brasileira de Zoociências, Juiz de Fora, MG, v. 17, n. 2, p. 22 27, 2016.

QUEIROZ, Luiz Jardim de; TORRENTE-VILARA, Gislene; OHARA, William Massaharu; PIRES, Tiago Henrique da Silva; ZUANON, Jansen; DORIA, Carolina Rodrigues da Costa (org.). Peixes do Rio Madeira. São Paulo: Dialeto, 2013. p. 19 25.

RANGEL, Márcio Ferreira. A construção de um patrimônio científico: a Coleção Costa Lima. In: GRANATO, Marcus; RANGEL, Márcio Ferreira (org.). Cultura material e patrimônio da ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: MAST, 2009. p. 284 302. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/930. Acesso em: 11 jun. 2020.

SALATINO, Antônio; BUCKERIDGE, Marcos. Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177 196, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011.

SILVA, Paula Raiele Reis da; NIENOW, Samuel dos Santos; ANDRIOLO, Aline; SILVEIRA, Maria Aurea Pinheiro de Almeida. Borboletas (Lepidoptera, Papilionoidea) da Coleção Entomológica da Universidade Federal de Rondônia (UFRO/ELEP), Brasil. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, Porto Velho, v. 9, n. 3, p. 46 77, 2020.DOI: https://doi.org/10.47209/2317-5729.v.9.n.3.p.46-77.

STROPP, Juliana; UMBELINO, Bruno; CORREIA, Ricardo; CAMPOS-SILVA, João Vitor; LADLE, Richard; MALHADO, Ana. The Ghosts of Forests Past and Future: Deforestation and Botanical Sampling in the Brazilian Amazon. Ecography, Hoboken, NJ, v. 43, p. 1 11, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/ecog.05026.

THE BRAZIL FLORA GROUP – BFG. Growing Knowledge: An Overview of Seed Plant Diversity in Brazil. Rodriguesia, Rio de Janeiro, v. 66, n. 4, 2015.DOI: https://doi.org/10.1590/2175-7860201566411.

VASCONCELLOS, Jane Maria de Oliveira. Interpretação ambiental. In: MITRAUD, Sylvia. Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: um guia para planejamento e implementação. Brasília, DF: WWF, 2000. p. 261 294.Disponível em: https://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/manual_ecoturismo.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.

WILSON, Edward Osborne. Diversidade da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

ZAHER, Hussam; YOUNG, Paulo Secchin. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura, Campinas, SP, v. 55, n. 3, editorial, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602015000400001.

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

Silveira, M. A. P. de A., Messias, M. R., Bígio, N. C., Silveira, A. L. P. da, Andriolo, A., & Doria, C. R. da C. (2022). Coleções biológicas da Universidade Federal de Rondônia: o Programa de Visitação na Socialização do Conhecimento Científico. Revista CPC, 17(33), 295-316. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i33p295-316