Representações da ciência e do cientista: uma análise da exposição Quando nem tudo era gelo: novas descoberta no continente antártico, do Museu Nacional/UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p79-109

Palavras-chave:

Museus de ciência e tecnologia, Exposições museológicas, Divulgação científica

Resumo

Inserido em um projeto que tem como objetivo identificar como são representados os cientistas e a ciência nos discursos expositivos das instituições museológicas brasileiras, este estudo de caráter qualitativo exploratório analisa a exposição Quando Nem Tudo Era Gelo: Novas Descobertas no Continente Antártico – primeira iniciativa do Museu Nacional/UFRJ,
após o incêndio que acometeu a sede da instituição em 2018. Para tal, utilizamos as metodologias de avaliação técnica e análise de conteúdo qualitativa. Observamos que ciência e cientistas aparecem de uma forma não estereotipada, mas o acervo científico recebe um tratamento classificatório clássico de museus de ciência tradicionais. Os resultados mostram, ainda, uma influência institucional na abordagem proposta para a exposição e a importância dada à comunicação com os públicos não especialistas.

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Biografia do Autor

  • Júlia Botelho Pereira, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio); mestre em Divulgação de Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Com foco voltado para pesquisas sobre a comunicação em exposições museológicas desde a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica e estagiária contratada da Seção de Museologia do Museu Nacional e bolsista da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz. Atua desde 2021 como Bolsista no Programa de Capacitação Institucional do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

  • Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz

    Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutorado em Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies (STS), da University College London (UCL), pós-doutorado UCL e pós-doutorado na Oregon State University (OSU). Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Orientadora na Pós-Graduação em Ensino, em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM-UFRJ) e Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC-Fiocruz. É Honorary Research Fellow do STS, da University College London. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade. É membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. É coordenadora de SciDev.Net para América Latina e Caribe.

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, J. B., & Massarani, L. (2022). Representações da ciência e do cientista: uma análise da exposição Quando nem tudo era gelo: novas descoberta no continente antártico, do Museu Nacional/UFRJ. Revista CPC, 17(34), 79-109. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p79-109