Seminar destruições/construções: fragilidades, ameaças e ressignificação do patrimônio cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p148-163Keywords:
Material culture, Memory, IdentifyAbstract
The seminar Destruições/Construções: fragilidades, ameaças e ressignificação do patrimônio cultural, promoted by the Center of Cultural Preservation (CPC) of University of São Paulo in a partnership with the School of Architecture and Urbanism (FAU) of the same university, discussed the dramatic destructions of cultural heritage that occurred in Brazil in recent years, reflecting on cultural assets, the meanings of the absences, identities, affections, and values. The seminar took place in October 26 and 27, 2022 and attracted a significant public to the Casa de Dona Yayá, head office of the CPC. Cultural heritage researchers, professionals, and activists were reunited dedicated to think not only about the consequences of the destruction and loss processes but their prevention in all their aspects (political, economic, social, cultural, scientific). This text reports about the roundtables and draws considerations about the set of discussions raised throughout the event.
Downloads
References
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. v. 1.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre (org.). A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. v. 2.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: discurso nacionalista e patrimônio cultural no Brasil Rio de Janeiro. Editora UFRJ, 2004.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 211-228, 2015.
SADER, Éder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo: 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gabriel de Andrade Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).