Rimando versos, tecendo encontros: batalhas de poesia em Salvador/Bahia
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p203-216Mots-clés :
slam, batalhas de poesia, performance, periferias, SalvadorRésumé
As batalhas de poesia autoral conhecidas como slams se espalharam pelo país desde sua primeira edição, realizada em São Paulo, em 2008. Poetas e público se encontram em performances que buscam criar espaços democráticos de expressão, através da poesia e do uso do corpo. Estes eventos têm sido promovidos em especial em locais periféricos de centros urbanos, em que mais se percebem as carências e opressões impostas por desigualdades sociais e diversos tipos de violência. Este artigo propõe reflexões que se baseiam em nossa pesquisa de mestrado, em que acompanhamos o cenário do slam na cidade de Salvador/Bahia, durante os anos de 2017 e 2018. Baseamo-nos, para tal, nos Estudos de Performance e utilizamos a descrição etnográfica, através de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Neste texto, analisamos os encontros que se estabelecem nas e ao redor das batalhas, através dos quais seus atores comunicam e socializam vivências, potencializando vozes e aprendizados de grupos e identidades marginalizados.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CAVALCANTI, M. L. V. C. Drama social: notas sobre um tema de Victor Turner. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 16, p. 127-137, 2007. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/49992/54124>. Acesso em 17 ago. 2017.
CAVALCANTI, M. L. V. C. Drama, Ritual e Performance em Victor Turner. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 411-440, nov. 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2238-38752013000600411&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 30 mar. 2019.
COELHO, R. M. A PALAVRAÇÃO: Atos político-performáticos no Coletivoz Sarau de Periferia e no Poetry Slam Clube da Luta (2017). Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-ARTH6W>. Acesso em 30 mar. 2019.
COELHO, R.; SILVA, D.; BICALHO, G. À voz, à luta: uma entrevista com Rogério Coelho. Em Tese, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 286-296, jan.-abr. 2017. Disponível em <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/13276>. Acesso em 01 abr. 2019.
DAWSEY, J. C. Sismologia da performance: palcos, tempos, f(r)icções. Cultures-Kairós: Revue d’anthropologie des pratiques corporelles et des arts vivants, [s.l], n. 7, 16 p., dez. 2016. Disponível em <http://revues.mshparisnord.org/cultureskairos/pdf/1404.pdf>. Acesso em 02 abr. 2019.
FRANÇA, K. “(R)Evolução”. In: JESUS, V. A. de. (org.). Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana. Vitória da Conquista: Galinha Pulando, 2018.
FREITAS, D. S. de. Ensaios sobre o rap e o slam na São Paulo contemporânea (2018). Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/34815/34815.PDF>. Acesso em 30 mar. 2019.
GAMA, Danielle M. H. L. da. A voz e a vez de dizer: batalhas de poesia em comunidades de periferias de Salvador/BA (2019). 250 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019. Disponível em <https://www.ufrb.edu.br/pgcienciassociais/dissertacoes-de-mestrado/category/23-2019> Acesso em 14 nov. 2020.
LUCENA, C. T. Beijo de línguas: quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram (2017). Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20478>. Acesso em 01 abr. 2019.
NASCIMENTO, R. M. do. A performance poética do ator-MC (2012). Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4481>. Acesso em 01 abr. 2019.
SLAM, 2017. 1 vídeo (12 min. 09 s). Publicado pelo canal PUC-TV Minas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SHF5AoyFMjQ&t=453s>. Acesso em 05 abr. 2019.
SOMERS-WILLETT, S. B. A. The cultural politics of slam poetry: Race, identity, and the performance of popular verse in America. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2009.
SOUZA, T. B. A performance na cantoria nordestina e no slam (2011). Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em <http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_35d2c45786ff6dff68373d5e06a6aa2f>. Acesso em 01 abr. 2019.
TAYLOR, D. The archive and the repertoire. Durham: Duke University Press, 2003. Disponível em <https://palestinianstudies.files.wordpress.com/2017/01/taylor-the-archive-and-the-reportoire.pdf>. Acesso em 01 abr. 2019.
TURNER, V. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997. Disponível em <https://pt.scribd.com/document/351523343/Paul-Zumthor-Introducao-a-poesia-oral-pdf>. Acesso em 02 abr. 2019.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).