Você não entendeu nada: perverformativos e cenas do ensino na Universidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p74-99Mots-clés :
Jacques Derrida, Gayatri Spivak, Paulo Eduardo Arantes, Leyla Perrone-Moisés, Crítica uspianaRésumé
o artigo tenta demonstrar como teorias surgidas nos anos 1960 e 1990 foram recebidas na USP. Tendo como foco a desconstrução (mais especificamente o nome próprio Jacques Derrida), teorias feministas e pós-coloniais (traduzidas pelo guarda-chuva Estudos Culturais), tenta-se construir, a partir de textos produzidos pela academia uspiana, o quadro de rejeição observado através da exclusão da diferença. O foco se torna o papel da instituição enquanto aquela que ensina o/a aluno/a a reproduzir uma forma genérica de leitura em volta dessas teorias, ao se notar que o que passa a ser ali reproduzido é uma repetição da repetição advinda de outras leituras de leituras, na medida na qual o que se busca fazer é impedir algo já em curso: a chegada de tais teorias dentro da academia. A partir de textos de Paulo Eduardo Arantes e Leyla Perrone-Moisés, investiga-se qual face/imagem a respeito da desconstrução e dos Estudos Culturais se formou na USP e qual é o papel do humor e do professor dentro de tais cenas de ensino, quando se pensa tanto o humor quanto a ameaça como ferramentas de dominação, ora sim, ora não, implícitas.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ARANTES, Paulo E. Formação e desconstrução: uma visita ao museu da ideologia francesa. São Paulo: Editora 34, 2021a.
ARANTES, Paulo E. Um departamento francês ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana (uma experiência dos anos 1960). São Paulo: s.l., 2021b. Coleção Sentimento da Dialética.
ARANTES, Paulo E. Fio da meada: uma conversa e quatro entrevistas sobre Filosofia e Vida Nacional. São Paulo: s.l., 2021c. Coleção Sentimento da Dialética.
ARANTES, Paulo E.; FOLHA DE S. PAULO. Paulo Arantes: mesmo sem projeto, Lula terá sucesso se frear extrema direita (2023). Disponível em <https://open.spotify.com/episode/1uveTSId8kM8cWrPISMBqB>. Acesso em 12 mar. 2023.
ARANTES, Paulo E.; SARACK, Caio. Entrevista com Paulo Arantes sobre o livro Formação e Desconstrução (2021). Disponível em . Acesso em 03 mar. 2023.
BAPTISTA, Abel B. O cânone como formação: a teoria da literatura brasileira de Antonio Candido. O livro agreste: ensaio de curso de Literatura Brasileira. Campinas: Editora da Unicamp, p. 41-82, 2005.
BORRADORI, Giovanna; DERRIDA, Jacques; HABERMAS, Jürgen. Filosofia em tempo de terror. Tradução de Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência. Itinerários, n. 10, p. 11-27, 1996.
CANDIDO, Antonio. Radicalismos. Estudos Avançados, v. 4, n. 8, p. 4-18, 1990.
CATALANI, Felipe. Formação e desconstrução: uma visita ao Museu da Ideologia Francesa (2021). Disponível em <https://aterraeredonda.com.br/formacao-e-desconstrucao-uma-visita-ao-museu-da-ideologia-francesa/>. Acesso em 08 mar. 2023.
CHAKRABARTY, Dipesh. Museums in late democracies. Humanities Research, v. 9, n. 1, p. 5-12, 2002.
CRITCHLEY, Simon. On Humour. Abingdon: Routledge, 2002.
CRITCHLEY, Simon; DERRIDA, Jacques; LACLAU, Ernesto; RORTY, Richard. Desconstrução e pragmatismo. Tradução de Victor Maia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.
DERRIDA, Jacques. Mitologia branca. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães. Campinas: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. O cartão postal: de Sócrates a Freud e além. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. Campinas: Perspectiva, 2011.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. Campinas: Perspectiva, 2019.
EDELMAN, Lee. No future: Queer Theory and the Death Drive. Durham: Duke University Press, 2004.
FAUSTO, Rui. Entre Adorno e Lukács: dois livros de Paulo Arantes. Lua Nova, n. 42, p. 201-219, 1997.
FFLCH-USP. “XI Seminário de pós-graduação do DTLLC”: Pandemias e suas representações. Disponível em . Acesso em 03 mar. 2023.
FRENKEL, Roy D. Sessão. São Paulo: Luna Parque, 2017.
LIMA, Luiz Costa. Concepção de história literária na “Formação”. In: D'INCAO, Maria Angela; SCARABÔTOLO, Eloísa Faria (Orgs.). Dentro do texto, dentro da vida: ensaios sobre Antonio Candido. São Paulo: Companhia das Letras, p. 153-169, 1992.
MORAES, Anita M. R. de. Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido. São Paulo: EdUNESP, 2015.
MORAES, Anita M. R. de. Resenha de Antonio Candido 100 anos. Criação & Crítica, v. 1, n. 26, p. 182-189, 2020.
NATALI, Marcos P. Programa da disciplina "Assinaturas de Derrida" (2020). Disponível em . Acesso em 07 mar. 2023.
NATALI, Marcos P. El acta de nacimiento de la musa: Cómo (no) leer la deconstrucción en São Paulo. In: MIRIZIO, Annalisa; AGUILAR, Gonzalo; PINO, Claudia Amigo (Orgs.). Travesías, desvíos, obstrucciones: la circulación de la teoría francesa en Latinoamérica y España. 1 ed. São Paulo: FFLCH-USP, p. 141-158, 2022.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Pastiches críticos. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, p. 352-358, 2000.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Desconstruindo os Estudos Culturais. Vira e mexe, nacionalismo: paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, p. 166-174, 2007a.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Edward Said, um intelectual fora de lugar. Vira e mexe, nacionalismo: paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, p. 159-165, 2007b.
PHILIPSON, Gabriel S. Emplasto sísmico? Crítica Cultural – Critic, v. 15, n. 1, p. 153-165, jan.-jun./2020.
OTSUKA, Edu T; RABELLO, Ivone D. #eagoraoque: impasses do intelectual radical (2022). Disponível em <https://aterraeredonda.com.br/eagoraoque-impasses-do-intelectual/>. Acesso em 07 mar. 2023.
RASCUNHO. Variação e fuga: "Com Roland Barthes", de Leyla Perrone-Moisés, é um rico painel sobre o pensador francês (2013). Disponível em <https://rascunho.com.br/noticias/variacao-e-fuga/>. Acesso em 06 mar. 2023.
RODRIGUES, Carla. Paulo Arantes pensador da desconstrução. Revista Rosa, v. 4, n. 1, 2021. Disponível em <https://revistarosa.com/4/paulo-arantes-pensador-da-desconstrucao>. Acesso em 03 mar. 2023.
RUGGIERI, Mariana. A abstração da inequivalência: subalternidade e escravidão. Gragoatá, v. 27, n. 59, p. 1-19, set.-dez./2022.
SAFATLE, Vladimir. Curso integral: Jacques Derrida - em direção à desconstrução (2018). Disponível em . Acesso em 07 mar. 2023.
SANTOS, Carolina C. dos. Fora do eixo: notas feministas sobre a teoria da Formação da Literatura Brasileira. Criação & Crítica, v. 1, n. 26, p. 88-108, 2020.
SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SCHWARZ, Roberto. Antonio Candido, 100 anos. In: SCHWARZ, Roberto; FONSECA, Maria Augusta (Orgs.). Antonio Candido, 100 anos. São Paulo: Editora 34, 2018.
SILVA, Priscila E. da. As origens da USP: raça, nação e branquitude na universidade. Curitiba: Appris Editora, 2020.
SPIVAK, Gayatri C. In Response: Looking back, looking forward. In: MORRIS, Rosalind C. (Ed.). Can the Subaltern Speak?: Reflections on the History of an Idea. Nova Iorque: Columbia University Press. Edição digital, 2010a.
SPIVAK, Gayatri C. Pode o Subalterno Falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010b.
SPIVAK, Gayatri C. An Aesthetic Education in the Era of Globalization. Nova Iorque: Harvard University Press, 2013.
SPIVAK, Gayatri C. Crítica da razão pós-colonial: por uma história do presente fugidio. Tradução de Lucas Carpinelli. São Paulo: Politeia, 2022.
VILLIERS, Nicolas de. Opacity and the Closet: Queer Tactics in Foucault, Barthes, and Warhol. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2012.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
##plugins.generic.funding.funderGrants## 2021/03903-8