Sistema BNDES: atuação recente, diagnóstico da situação atual e perspectivas

Autores

  • Josué Alfredo Pellegrini Autor

Palavras-chave:

Sistema BNDES, governo, desenvolvimento, saneamento, nova atuação

Resumo

O objetivo do artigo é investigar a situação atual e perspectivas futuras do Sistema BNDES, precedida de um rápido histórico sobre a atuação da instituição. . Na segunda metade da década de oitenta, sem as prioridades estabelecidas por instâncias de governo hierarquicamente superiores, constata-se que o Sistema BNDES embarcou em uma estratégia de saneamento. A estratégia saneadora, a despeito de correta, não pode ser entendida como um fim em si mesma, mas, sim,
como um passo para servir futuramente de instrumento financeiro a um Estado saneado e com um papel definido na economia. Neste contexto, investiga-se uma série de providências a serem tomadas pela instituição, com vistas, principalmente, a capacitar as empresas nacionais a enfrentar a renovada, competitiva e dinâmica economia mundial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAUJO, A. B. 0 governo brasileiro, o Bird e o BID: cooperação e confronto. Série IPEA nº 131, 1991.

ARRUDA, M.F.M. Um projeto para a indústria brasileira nos anos 90: tarefa para um estado desenvolvimentista. In: VELLOZO, J.P.R. (org.), Brasil em mudança. São Paulo: Nobel, 1991, p. 125-48.

COUTINHO, L. A fragilidade da proposta liberal em face do anacronismo da estrutura empresarial brasileira. In VELLOZO, J.P.R. (org.), Brasil em mudança. São Paulo: Nobel, 1991, p. 157-67.

ERBER, F. S. A política industrial e de comércio exterior: uma avaliação. IPEA-Perspectivaspara 1992. Rio de Janeiro, 1992, p. 305-33.

EXAME. O BNDES rompe seus laços com a estatização. Exame, 15/06/88

FERREIRA, C. K. L. Custo de capital, condições do crédito e competitividade: instituições oficiais de crédito, financiamento de longo prazo e mercado de capitals Relatório Parcial: Estudo da competitividade da indústria brasileira. MGT/FINEP/PADGT, 1993.

GORDON, D. L. Develop ment finance companies, state and privately owned. World Bank Staff Working Papers nº 578, 1983.

LESSA, C. Quinze anos de política econômica. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MAGIEL, G. S. Investimento e modemização tecnológica na indústria brasileira durante a década de oitenta Relatório Parcial: competitividade da indústria brasileira. SCTDE/SP-FECAMP, 1990.

NAJBERG, S. Privatização dos recursos públicos: os empréstimos do sistema BNDES ao setor privado nacional com correção monetária parcial. Dissertação de Mestrado, PUC/RJ, 1989.

RATTNER, H. Instituições financeiras e desenvolvimento tecnológico autônomo BNDES. São Paulo: IPE-USP/FIPE/FAPESP, 1991.

SISTEMA BNDES. BNDES, 40 anos um agente de mudanças. Rio de Janeiro, 1992a.

SISTEMA BNDES. Mercado financeiro intemacional: transformações e tendencias. Textos para

Discussão nº 3, Rio de Janeiro, 1992b.

SISTEMA BNDES. Processos de privatização conduzidos pelo BNDES PAR. Rio de Janeiro, 1990. {mimeo)

SILVA, A. M. Sistema financeiro no Brasil. São Paulo: FIPE, 1979. {mimed)

STIGLITZ, J. E. & WEISS, A. Credit rationing in markets with imperfect information. The American Economic Review, v. 71, n. 3, p. 393-410, jun./1981.

SUZIGAN, W. A indústria brasileira após uma década de estagnação: questões para política industrial. Versão ampliada e modificada do cap. 2 do Relatório Síntese: Desenvolvimento tecnológico da indústria e a constituição de um sistema nacional de inovação no Brasil. Campinas: lE/Unicamp, 1991. {mimed)

TEIXEIRA, N. Os Bancos de Desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Coleção Técnica ABDE/GEBRA/BNDE, 1979.

ZYSMAN, J. Governments, markets and growth. New YORK: Cornell University Press, 1987.

Downloads

Publicado

01-09-1993

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Pellegrini, J. A. (1993). Sistema BNDES: atuação recente, diagnóstico da situação atual e perspectivas. Estudos Econômicos (São Paulo), 23(3), 401-444. https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/158924