Educational system, income inequality and growth: the median voter's decision
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-41612005000100003Palavras-chave:
educação, desigualdade de renda, crescimentoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a utilização da política educacional no longo prazo como mecanismo para a redução da desigualdade de renda entre famílias de renda baixa, mediana e alta. Se a decisão sobre a política for endogeneizada, de acordo com o teorema do eleitor mediano, os resultados são os seguintes: i) o sistema educacional público para todos, apesar de garantir convergência de renda, produz uma menor taxa de crescimento da renda do eleitor mediano; ii) a combinação público-privado (sistema educacional híbrido) permite uma maior taxa de crescimento da renda do eleitor mediano, no entanto a desigualdade de renda é inerente a este sistema. Como resultado final, o eleitor mediano irá escolher o sistema público-privado, pois o crescimento da sua renda é maior, o que pode explicar a persistência e as diferenças na desigualdade de renda das economias.Downloads
Referências
ACEMOGLU, D. Why technologies complement skills? Directed technical
change and wage inequality. Quarterly Journal of Economics, v.113, n. 4, p. 1055-1089, 1998.
BARRO, R. J.; LEE, J. W. Losers and winners in economic growth. Working Paper 4341, NBER, 1993.
BARROS, R. P.; LAM, D. Desigualdade de renda, desigualdade em educação e escolaridade das crianças no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 23, n. 2, p. 191-218, 1993.
BENHABIB, J.; SPIEGEL, M. M. The role of human capital in economic development evidence from aggregate cross-country data. Journal of Monetary Economics, v. 34, n. 1, p. 143-173, 1994.
BLACK, D. The theory of commitees and elections. Cambridge: Cambridge University Press, 1958.
BOWEN, H. R. The interpretation of voting in the allocation of economic resources. Quarterly Journal of Economics, v. 58, n. 1, p. 27-48, 1943.
CHIANG, A. C. Elements of dynamic optimization. New York: McGraw-Hill, Inc., 1992.
DIAS, J. The quantum of knowledge theory. Revista Brasileira de Economia, v. 49, n. 1, p. 109-126, 1995.
CHIANG, A. C. Crescimento econômico estocástico: a teoria do quantum de conhecimento. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 26, n. 1, p. 27-54, 1996.
DIAS, J.; McDERMOTT, J. Aggregate threshod effects and the importance
of human capital in economic development. SBE-XXV Encontro Brasileiro de Econometria, Porto Seguro, 2003.
DOWRICK, S. Technological catch up and diverging incomes: patterns of economic growth 1960-88. The Economic Journal, v. 102, n. 3, p.600-610, 1992.
CHIANG, A. C. Dynamic optimization. New York: McGraw-Hill, 1992.
GLOMM, G.; RAVIKUMAR, B. Public versus private investment in human capital: endogenous growth and income inequality. Journal of Political Economy, v. 100, n. 4, p. 818-834, 1992.
HANUSHEK, E. A.; KIMKO, D. Schooling, labor-force quality, and the growth of nations. The American Economic Review, v. 90, n. 5, p. 1184-1208, 2000.
JALLADE, J. P. Educação de primeiro grau e desigualdade de renda no Brasil: perspectivas a longo prazo. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 8, n. 3, p. 561-598, 1978.
LAM, D.; LEVISON, D. O declínio na desigualdade da escolaridade no Brasil e seus efeitos na desigualdade de rendimentos. Revista de Econometria, v. 10, n. 2, p. 243-278, 1990.
LEVINE, R.; RENELT, D. A sensitivity analysis of cross-country growth regressions. The American Economic Review, v. 82, n. 4, p. 942-963, 1992.
LUCAS, R. On the mechanics of economic development. Journal of Monetary Economics, v. 22, n. 1, p. 3-42, 1988.
MANKIW, N. G.; ROMER, D.; WEIL, D. N. A contribution to the empirics of economic growth. The Quartely Journal of Economics, v. 107, n. 2, p. 407-437, 1992.
MILANOVIC, B. The median-voter hyphotesis, income inequality, and income redistribution: an empirical test with the required data. European Journal of Political Economy, v. 16, n. 3, p. 367-410, 2000.
PERSSON, T.; TABELLINI, G. Is inequality harmful for growth? The American Economic Review, v. 84, n. 3, p. 600-621, 1994.
REBELO, S. Long-run policy analysis and long-run growth. Journal of Political Economy, v. 96, n. 2, p. 500-521, 1991.
ROMER, P. Increasing returns and long-run growth. Journal of Political Economy, v. 94, n. 3, p. 1002-1037, 1986.
SOUZA, A. M. Educational policies: efficiency and equity issues. Revista Brasileira de Economia, v. 48, n. 4, p. 411-420, 1994.
SYLVESTER, K. Can education expenditure reduce income inequality? Economics of Education Review, v. 21, n. 1, p. 43-52, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Joilson Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
O detentor dos direitos autorais da revista é o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.